Educação infantil no Brasil: a luta pela universalização, direito à educação de qualidade e formação de professores

  • Maria Eunice França Volsi Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais Universidade Estadual de Maringá
  • Jani Alves da Silva Moreira Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0002-3008-0887
Palavras-chave: políticas educacionais; categorias políticas; agenda educacional e2030; prática pedagógica; trabalho educativo.

Resumo

O objetivo do texto é analisar as políticas para a educação infantil no Brasil, com enfoque às categorias universalização, ao direito, à qualidade e à formação de professores. O recorte temporal se assenta a partir de 2006, período em que se encerrou a denominada ‘década de educação’ estabelecida na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.494 (1996). A metodologia adotada concerne a uma análise documental crítica e contextualizada, com base nas principais mudanças legislativas e documentos oficiais produzidos para a educação infantil, a fim de cotejar os avanços e retrocessos manifestos nessa etapa educativa. Os resultados evidenciaram que permanece a necessidade de uma educação que priorize o desenvolvimento integral na primeira infância, conforme recomendação da Agenda Educacional E2030 (Unesco, 2016), para que todas as crianças tenham direito à aprendizagem e à formação pautada em um desenvolvimento infantil pleno.

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Publicado
2022-05-31
Como Citar
Volsi, M. E. F., Arrais, L. F. L., & Moreira, J. A. da S. (2022). Educação infantil no Brasil: a luta pela universalização, direito à educação de qualidade e formação de professores. Acta Scientiarum. Education, 44(1), e53590. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.53590
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas