A valorização dos profissionais da educação: processo contraditório

Palavras-chave: trabalhadores da educação; luta; movimentos sociais.

Resumo

O artigo tem por objetivo questionar se a valorização dos trabalhadores em educação, é uma realidade ou apenas um discurso ideológico. Ao analisar a visão da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação sobre os processos de valorização estabelece a crítica, salientando que ocorreram avanços ao conquistarem as normas legais, mas ocorreu um processo de ilusão de classe quando assevera que as normativas seriam cumpridas. Estabelece discussão teórica para subsidiar a luta em defesa da valorização dos profissionais da educação. A abordagem é crítico-dialética, já que intenciona desvelar os conflitos de interesses que se estabelecem nos movimentos sociais e discute processos de transformação da realidade social, ancorados na categoria trabalho fundante do ser social analisamos a partir do método a totalidade, práxis, contradição e mediação nos permitindo apreender a realidade que se apresenta como um todo estruturado. Afirmamos que de certa forma, as modificações que ocorrem na sociedade ampliaram o locus da luta e diferenciaram os sujeitos, dando maior visibilidade às diferenças e traçar táticas conjuntas requer a compreensão de que, neste momento, as diferenças ideológicas têm que ser superadas.

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Publicado
2022-10-06
Como Citar
Mourão, A. R. B., Costa, E. F. da, Nogueira , S. C. C., & Mendes, I. M. C. (2022). A valorização dos profissionais da educação: processo contraditório. Acta Scientiarum. Education, 45(1), e55324. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.55324
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas