Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932): consolidação de interesses

Palavras-chave: manifesto dos pioneiros da educação nova; educação nacional.

Resumo

Em defesa de uma construção e organização educacional a nível nacional, com a ‘pauta’ escola pública, acessível e unitária, lançou-se em 1932 a apresentação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, que por sua vez, foi amplamente divulgado pela impressa brasileira no período. Esse documento se encontra marcado pelos acontecimentos em curso na sociedade, como a Revolução de 1930 e o ingresso do projeto industrial presente na Era Vargas, entre outros, tendo presente o viés civilizatório, político e econômico de manutenção do poder. Nesse cenário, o estudo tem como finalidade analisar as propostas dos renovadores presente no Manifesto. Para tanto, o mesmo se encontra subdividido em três momentos, a saber: primeiramente descreve o cenário histórico de produção e reprodução do analfabetismo na República Velha (1889-1930); em seguida, apresenta a centralidade atribuída à educação no processo de modernização da sociedade; e por último, identifica no Manifesto a ordem burguesa propagada no sistema educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bosi, A. (1992). Dialética da colonização. São Paulo, SP: Companhia das Letras.

Braga, A. C., & Mazzeu, F. J. C. (2017). O analfabetismo no Brasil: lições da história. Revista on line de Política e Gestão Educacional, 21(1), 24-46. DOI. https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9986

Carvalho, M. M. C. (2001). A Escola Nova e o impresso: um estudo sobre estratégias editoriais de difusão do escolanovismo no Brasil. In L. M. de Faria Filho, Modos de ler – formas de escrever: estudos de história da leitura e da escrita no Brasil (p. 65-86). Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Celeste-Filho, M. (2013). Intelectuais brasileiros em disputa pela escola nova na década de 1930. Historia y Espacio, 1(40), 75-109.

Decreto n.º 19.402 de 14 de novembro de 1930. (1930). Cria uma Secretária de Estado com a denonimação de Ministério dos Negócios da Educação e Saude Publica. Recuperado de https://bitlybr.com/FtZB

Gomes, M. A. O. (2016). O manifesto dos pioneiros da educação Nova e a defesa da ordem: o embate entre liberais e católicos no campo da educação. Revista HISTEDBR, 16(68), 109-124.

Machado, M. C. G. & Carvalho, C. H. (2015). O legado do manifesto de 32 à educação brasileira: os desafios persistem. Revista Educação em Questão, 51(37), 175-194. DOI. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7176

Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. (2006). Revista HISTEDBR, 1(esp.), 188-204. Recuperado de https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1044145/mod_resource/content/1/3.Manifesto%20dos%20Pioneiros%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf.

Mélo, C. S., Mormul, N. M., & Machado, C. G. (2012). Educação e cidadania: um olhar sobre o manifesto de 1932. Publicatio UEPG: Ciências Humans, Linguisica, Letras e Artes, 20(1), 91-101.

Paiva, V. P. (1987). Educação popular e educação de adultos. São Paulo, SP: Loyola.

Patto, M. H. S. (1999). Estado, ciência e política na Primeira República: a desqualificação dos pobres. Estudos Avançados, 13(35), 167-198.

Romanelli, O. O. (1987). História da Educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis, RJ: Vozes.

Romanelli, O. O. (1999). História da educação no Brasil. Petrópolis, RJ: Editora Vozes.

Saviani, D. (2008). História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados.

Xavier, L. N. (2002). Para além do campo educacional: um estudo sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Bragança Paulista, SP: EDUSF.

Xavier, M. E. S. P (2008). Para um exame das relações históricas entre capitalismo e escola no Brasil: algumas considerações teórico-metodológicas. In I. M. S. ZanardinI, & P. J. Orso (Orgs.), Estado, educação e sociedade capitalista (p. 11-23). Cascavel, PR: Edunioeste.

Publicado
2022-11-29
Como Citar
Gomes, M. A. de O., Rodrigues, A. A., & Pita, C. A. (2022). Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932): consolidação de interesses. Acta Scientiarum. Education, 45(1), e57200. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.57200
Seção
História e Filosofia da Educação