Análise preliminar no estudo das cônicas: o caso da parábola no contexto dos cursos de licenciatura em matemática no Ceará

Palavras-chave: parábolas; geometria analítica; formação inicial de professores; ensino de matemática.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar diferentes documentos que forneçam informações sobre o currículo da disciplina de Geometria Analítica em cursos de licenciatura em Matemática, ofertados por Instituições de Ensino Superior públicas no estado do Ceará, observando se a noção de parábola é contemplada no estudo desta disciplina e de que forma ocorre sua abordagem com os graduandos. Para tal, a metodologia adotada ao estruturar este trabalho consiste na primeira fase da Engenharia Didática, que é a análise preliminar. Esta primeira análise foi documental, realizada a partir de ementários da disciplina e de programas curriculares dos cursos de licenciatura em Matemática. Os documentos analisados foram disponibilizados por sete instituições públicas, sendo seis Universidades e um Instituto Federal. Neste estudo foram observados aspectos como objetivos da disciplina, forma de avaliação, procedimentos de ensino, bibliografia utilizada, entre outras informações consideradas relevantes, quando disponíveis, almejando compreender as lacunas durante a formação inicial dos professores de matemática no referido tema. Os resultados apontam para a demanda de materiais de apoio direcionados a uma abordagem da parábola que vincule sua aplicação tanto no contexto da Geometria Analítica quanto das funções, bem como para a necessidade de manter a conexão destes tópicos de estudo no percurso entre a educação básica e o ensino superior.

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Publicado
2024-03-27
Como Citar
Sousa, R. T. de, Alves, F. R. V., & Souza, M. J. A. (2024). Análise preliminar no estudo das cônicas: o caso da parábola no contexto dos cursos de licenciatura em matemática no Ceará. Acta Scientiarum. Education, 46(1), e62597. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.62597
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas