Educação, escola e esfera pública em Jürgen Oelkers
Resumo
O texto que segue divide-se em duas partes, possuindo como núcleo central a entrevista com o prof. Jürgen Oelkers, pedagogo alemão e professor emérito da Universidade de Zurique, Suíça. Com o intuito de contextualizar o leitor, a primeira parte descortina visão panorâmica resumida do cenário educacional mundial, destacando o neoconservadorismo autoritário e obscurantista que constitui fonte de preocupação da cultura, ciência e educação e, precisamente por isso, tornando-se objeto da pesquisa educacional crítica. Também busca inserir brevemente a o pensamento pedagógico de Oelkers neste contexto. A segunda parte apresenta em detalhes a entrevista concedida pelo referido professor, mostrando o núcleo temático de suas pesquisas educacionais, seu diálogo permanente com autores clássicos como Jean-Jacques Rousseau e John Dewey e sua firme defesa a favor do papel da educação pública no fortalecimento democrático da esfera pública. Ao reatualizar o nexo estreito entre educação e democracia pensado por John Dewey no século passado, procurando vertê-lo contra formas dogmáticas e autoritárias da educação e da política, Jürgen Oelkers oferece ferramentas conceituais importantes para pensar o autoritarismo obscurantista que toma conta do cenário político e educacional brasileiro. Por fim, o texto como um todo deixa a entender o quanto a reconstrução crítica da tradição educacional democrática é indispensável à formação cultural ampliada das novas gerações
Downloads
Referências
Benner, D., & Oelkers, J. (2004). Historisches Wörterbuch der Pädagogik. Weinheim, DE; Basel, CH: Beltz.
Dalbosco, C. A. (2019). Instructio, Libertas e exercício docente na contemporaneidade. Educação & Sociedade, 40, 1-20. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302019220333
Dalbosco, C. A. (2020). A filosofia, a escola e o experimentum formativo: a libertas como cultivo da soberba inflamada. In S. Gallo, & S. Mendonça (Orgs.), A escola: uma questão pública (p. 19-38). São Paulo, SP: Parábola.
Dalbosco, C. A., & Mendonça, S. (2020). Democracy theories in John Dewey’s work: formative requirements of social cooperation. Revista Brasileira de Educação, 25, 1-17. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782020250010
Dalbosco, C. A., Cenci, A. V., & Rossetto, M. S. (2020) Conservadorismo moral, indeterminação da condição humana e ética democrática. Educação, 3, 1-13. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35895
Dalbosco, C. A., & Neitzel, O. (2021). Educação e filosofia em Johann F. Herbart. Revista Espaço Pedagógico, 28(3). Recuperado em http://seer.upf.br/index.php/rep
Dewey, J. (1993-2010). Demokratie und erziehung. Eine einleitung in die philosophische pädagogik. Aus dem amerikanischen von Erich Hylla. Herausgegeben und mit einem nachwort von Jürgen Oelkers. Weinheim, DE; Basel, CH: Beltz.
Duarte, A. M., & César, M. R. A. (2020). Negação da política e negacionismo como política: pademia e democracia. Educação & Realidade, 45, 1-22. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236109146
Kant, I. (2002). Sobre a pedagogia. Piracicaba, SP: Unimep.
Nobre, M. (2020). Ponto-final. São Paulo, SP: Todavia.
Nobre, M. (2022). Limites da democracia: de Junho de 2013 ao governo Bolsonaro. São Paulo, SP: Todavia.
Oelkers, J. (2000). John Deweys philosophie der erziehung: eine theoriegeschichtliche analyse. In H. Joas. (Org.), Philosophie der demokratie. Beiträge zum werk von John Dewey. Frankfurt am Main, DE: Suhrkamp.
Oelkers, J. (2001). Einführung in der theorie der erziehung. Weinheim, DE; Basel, CH: Beltz.
Oelkers, J. (2005). Reformpädagogik. Eine kritische dogmengeschichte 4. neu gestaltete Auflage. Weinheim; München, DE.
OelkerS, J. (2008). Jean-Jacques Rousseau. Londres, UK: Bloomsbury Publishing PLC.
Oelkers, J. (2009). John Dewey und die pädagogik. Weinheim, DE; Basel, CH: Beltz Verlag.
Oelkers, J. (2010). Dewey in Deutschland. Ein missverständnis. In: J. Dewey. Demokratie und erziehung. Eine einleitung in die philosophische pädagogik. Aus dem amerikanischen von Erich Hylla. Herausgegeben und mit einem nachwort von Jürgen Oelkers (p. 497-517). Weinheim, DE; Basel, CH: Beltz.
Oelkers, J. (2011). Eros und herrschaft: Die dunklen seiten der reformpädagogik. Weinheim, DE; Basel, CH: Beltz.
Oelkers, J. (2017). Wandel von Öffentlichkeit und die Zukunft der öffentlichen Bildung. Magazin Erwachsenenbildung, 32, 1-10.
Oelkers, J. (2018). John Dewey e a refutação do pensamento educacional clássico. Revista Espaço Pedagógico, 25(1), 9-21. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v25i1.8029
Oelkers, J. (2020). Öffentliche Bildung und partizipatorische Demokratie. Ein Essay. Magazin Erwachsenenbildung.at, 39, 9S, 1-9. DOI: https://doi.org/10.25656/01:18972
Rousseau, J.-J. (1992). Emílio ou da educação. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil S.A.
Silveira, P. H. F. (2020). Autogestão nas escolas ocupadas em Paris (1968) e em São Paulo (2015). In S. Gallo, & S. Mendonça. A escola: uma questão pública (p. 147-162). São Paulo, SP: Parábola.
Tavolari, B., Lessa, M. R., Medeiros, J., Melo, R, & Januário, A. (2018). As ocupações de escolas públicas em São Paulo (2015-2016): entre a posse e o direito à manifestação. Novos Estudos Cebrap, 37, 291-310. https://doi.org/10.25091/S01013300201800020007
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.