Explorando o papel das rubricas no processo de avaliação em História: uma revisão de escopo
Resumo
Este artigo apresenta uma revisão de escopo sobre o uso de rubricas de avaliação no campo do ensino de História, mapeando como a literatura internacional aborda essa prática. O estudo tem como objetivo investigar as evidências disponíveis sobre a aplicação de rubricas em diferentes níveis educacionais, respondendo à seguinte pergunta de pesquisa: Como a literatura internacional aborda a aplicação e o impacto das rubricas nos diversos níveis de ensino de História? A avaliação formativa, compreendida como uma estratégia de acompanhamento contínuo da aprendizagem, surge como contraponto às práticas avaliativas tradicionais centradas na memorização. Nesse contexto, as rubricas são identificadas como ferramentas capazes de ampliar a objetividade, a transparência e a coerência entre as práticas avaliativas. A revisão analisou 17 artigos publicados entre 2014 e 2024, extraídos das bases de dados Web of Science, Scopus e Oasisbr. Os critérios de inclusão priorizaram estudos empíricos e teóricos que abordassem explicitamente o campo do ensino de História. Os resultados indicam que as rubricas são mais frequentemente empregadas na avaliação de metodologias ativas de aprendizagem, produções escritas e no desenvolvimento do pensamento histórico e de competências históricas. No entanto, poucos estudos consideram as rubricas como objeto principal de investigação, sendo elas geralmente referenciadas apenas como parte de abordagens metodológicas mais amplas. O estudo conclui que as rubricas possuem considerável potencial como instrumentos pedagógicos para promover uma avaliação mais equitativa e formativa no ensino de História. No entanto, sua implementação eficaz requer formação docente específica. O artigo recomenda o investimento em programas de formação continuada que preparem os educadores para a construção e aplicação de rubricas alinhadas aos objetivos da educação histórica. Além disso, destaca a necessidade de pesquisas que investiguem os efeitos de longo prazo do uso de rubricas sobre as habilidades críticas, reflexivas e narrativas dos estudantes ao longo de suas trajetórias acadêmicas.
Downloads
Referências
Akbaba, B. (2020). Investigation of chronological thinking skills of secondary school students and development of these skills based on grade level. Ted Eğitim Ve Bilim, 45(203). http://egitimvebilim.ted.org.tr/index.php/EB/article/view/8631
Araújo, A. F. B. (2022). Avaliação do ensino de história em lugar de fronteira. História & Ensino, 28(1), 179-200. https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/45862
Black, P., & Wiliam, D. (2009). Developing the theory of formative assessment. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, 21(1), 5-31. https://doi.org/10.1007/s11092-008-9068-5
Blass, L., & Irala, V. B. (2021). Usar ou não usar rubricas? Um olhar para as práticas avaliativas a partir dos desempenhos discentes. Revista Insignare Scientia, 4(4), 203-226. https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11757
Brawley, S., Clark, J., Dixon, C., Ford, L., Nielsen, E., Ross, S., & Upton, S. (2015). History on trial: evaluating learning outcomes through audit and accreditation in a national standards environment. Learning Inquiry, 3(2), 89-105. https://journalhosting.ucalgary.ca/index.php/TLI/article/view/57422
Brookhart, S. M. (2018). Appropriate criteria: key to effective rubrics. Frontiers in Education, 3, 22. https://doi.org/10.3389/feduc.2018.00022
Brookhart, S. M. (2024). O uso de rubricas na educação básica: revisão e recomendações. Estudos em Avaliação Educacional, 35, e10803. https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10803
De La Paz, S., Monte-Sano, C., Felton, M. K., Croninger, R. G., Jackson, C., & Piantedosi, K. W. (2016). A historical writing apprenticeship for adolescents: Integrating disciplinary learning with cognitive strategies. Reading Research Quarterly, 1, 1-22. https://doi.org/10.1002/rrq.147
De La Paz, S., Felton, M., Monte-Sano, C., Croninger, R., Jackson, C., Deogracias, J. S., & Hoffman, B. P. (2014). Developing historical reading and writing with adolescent readers: Effects on student learning. Theory & Research in Social Education, 42(2), 228-274. https://doi.org/10.1080/00933104.2014.908754
Del-Olmo-Ibáñez, M. T., Vega, A. L., & Zúñiga, M. S. V. (2023). Tratamiento del contenido histórico y de la expresión escrita en textos para estudiantes extranjeros de educación obligatoria en España. Porta Linguarum Revista Interuniversitaria de Didáctica de las Lenguas Extranjeras, VI, 85-108. https://revistaseug.ugr.es/index.php/portalin/article/view/28689
Klijnstra, T., Stoel, G. L., Ruijs, G. J. F., Savenije, G. M., & Boxtel, C. A. M. van (2023). Toward a framework for assessing the quality of students’ social scientific reasoning. Theory & Research in Social Education, 51(2), 173-200. https://doi.org/10.1080/00933104.2022.2132894
Levac, D., Colquhoun, H., & O’brien, K. (2010). Scoping studies: advancing the methodology. Implementation Science, 5(69). https://doi.org/10.1186/1748-5908-5-69
Loon, K. van, Studer, D., & Waldis, M. (2024). Investigating adolescents’ historical reasoning skills when analyzing and interpreting an image. Historical Encounters: A Journal of Historical Consciousness, Historical Cultures, and History Education, 11(1), 95-112. https://doi.org/10.52289/hej11.107
Maddox, L. E., & Saye, J. W. (2017). Using hybrid assessments to develop civic competency in history. The Social Studies, 108(2), 55-71. https://doi.org/10.1080/00377996.2017.1283288
Martínez, A. A., & Gallardo, K. E. (2018). Evaluación del desempeño y auténtica en el modelo por competencias en secundaria: un estudio mixto. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 16(3), 103-123. https://revistas.uam.es/index.php/reice/article/view/9712
Moraes, L. L., & Kafure, I. (2020). Bibliometria e ciência de dados: Um exemplo de busca e análise de dados da Web of Science (WoS). Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 18, e020016. https://doi.org/10.20396/rdbci.v18i0.8658521
Ofianto, O., Aman, A., Zahra, T., & Abidin, N. F. (2022). The development of historical thinking assessment to examine students’ skills in analyzing the causality of historical events. European Journal of Educational Research, 1(2), 609-619. https://doi.org/10.12973/eu-jer.11.2.609
Ortiz, A. M. B., Uribe, A. C., & Camacho, L. J. R. (2022). Impacto del uso de rúbricas de autoevaluación y coevaluación sobre el desempeño escritural de docentes en formación. Folios, 55, 117-136. https://www.redalyc.org/journal/3459/345972161008/html/
Panadero, E., & Jonsson, A. (2013). The use of scoring rubrics for formative assessment purposes revisited: a review. Educational Research Review, 9, 129-144. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2013.01.002
Panadero, E., Romero, M., & Strijbos, J.-W. (2013). The impact of a rubric and friendship on peer assessment: effects on construct validity, performance, and perceptions of fairness and comfort. Studies in Educational Evaluation, 39(4), 195-203. https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2013.10.005
Pranckutė, R. (2021). Web of Science (WOS) and Scopus: the titans of bibliographic information in today’s academic world. Publications, 9(1), 12. https://doi.org/10.3390/publications9010012
Ribeiro, S. (2022). Avaliação como processo de tradução e subjetivação: diálogo e conflito no ensino de história. História & Ensino, 28(1), 18-34. https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/46625
Rüsen, J. (1992). El desarrollo de la competencia narrativa en el aprendizaje histórico: una hipótesis ontogenética relativa a la conciencia moral (S. Finocchio, Trans.), Propuesta Educativa, 7, 27-36.
Schmidt, M. A., & Urban, A. C. (2016). Aprendizagem e formação da consciência histórica: possibilidades de pesquisa em Educação Histórica. Educar em Revista, 60, 17-42. https://doi.org/10.1590/0104-4060.46052
Sepúlveda, H. Á. (2020). Promoviendo aprendizajes significativos en la enseñanza universitaria de la historia a través de un juego de roles. Estudios Pedagógicos (Valdivia), 46(2), 97-121. https://doi.org/10.4067/S0718-07052020000200097
Sepúlveda, H. Á., & Arévalo, K. G. (2022). Evaluación de competencias históricas y habilidades blandas mediante un cortometraje sobre la revolución mexicana construido por futuros historiadores. Revista Conhecimento Online, 2, 108-135. https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2954
Serrano, J. S. (2023). Formación del futuro profesorado de educación secundaria en pensamiento histórico: análisis de niveles y discursos. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 98(37.3). https://recyt.fecyt.es/index.php/RIFOP/article/view/96970
Smirnova, N. V. (2015). Writing-to-learn instruction in L1 and L2 as a platform for historical reasoning. Journal of Writing Research, 7(1), 65-93. https://doi.org/10.17239/jowr-2015.07.01.04
Sousa, J. A. G., Morais, C. T., Silva, T. G. M., Campos, F. F., Sena, P. M. B., Amaro, B., & Segundo, W. L. R. C. (2024). Red Brasileña de Repositorios Digitales (RBRD): análisis de su constitución y representatividad a través del portal OASISBR. Integración y Conocimiento, 13(1), 34-48. https://doi.org/10.61203/2347-0658.v13.n1.44207
Stoel, G. L., Drie, J. P. van, & Boxtel, C. A. M. van (2015). Teaching towards historical expertise: Developing a pedagogy for fostering causal reasoning in history. Journal of Curriculum Studies, 47(1), 49-76. https://doi.org/10.1080/00220272.2014.968212
Vasileiadou, D., & Karadimitriou, K. (2021). Examining the impact of self-assessment with the use of rubrics on primary school students’ performance. International Journal of Educational Research Open, 2, 100031. https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2021.100031
Vera, J. R. M., Pérez, R. A. R., & Fernández, J. M. (2023). Competencias de pensamiento histórico en Bachillerato: análisis de los niveles cognitivos en los criterios de evaluación. Áreas. Revista Internacional de Ciencias Sociales, 45, 89-107. https://doi.org/10.6018/areas.528181
Copyright (c) 2026 Patrik Vaz da Rosa, Leandro Blass, Valesca Brasil Irala

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





































