<b>A obra educacional de Cecília Meireles: um compromisso com a infância</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v32i1.9475
Resumo
O presente texto é resultado das análises decorrentes de uma pesquisa sustentada na interpretação da obra jornalística da educadora Cecília Meireles produzida no período de 1930 a 1933, para o jornal Diário de Notícias. O exercício hermenêutico deste trabalho investigativo, que se operou em 827 crônicas e 148 reportagens veiculadas em a Página, possibilitou perceber que o combate ceciliano se sustentou em dois eixos: Educação e Infância, tendo como cerne de ação a preocupação em informar e formar os adultos da família, da escola e do governo a respeito das especificidades que envolviam o processo de educar a criança no ideário da Escola Nova. A concepção de infância por ela defendida sustenta-se na possibilidade de respeitar a infância a partir das condições vivenciadas pelas crianças, vendo-as como seres concretos, situados histórica e geograficamente num espaço de diversidades.
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