<b>A educação dos leigos no reino visigodo: reflexões sobre a <em>Vita Sancti Aemiliani</em></b> - doi: 10.4025/actascieduc.v32i1.9481

  • Leila Rodrigues da Silva
  • Rodrigo dos Santos Rainha UFRJ e Universidade Estácio de Sá
Palavras-chave: Bráulio de Saragoça, relações de poder, mestre, hagiografia, Emiliano

Resumo

Este artigo visa discutir aspectos da educação dos leigos no reino visigodo no século VII, tendo como pressuposto que, diante da reorganização eclesiástica em curso, o processo educacional teria se identificado com o trabalho de cristianização. Nesse sentido, compreendemos que teria se manifestado em espaços sociais variados. Para explicitar a questão, analisamos uma hagiografia produzida no século VII pelo Bispo Bráulio de Saragoça, Vita Sancti Aemiliani. Na abordagem deste documento, observamos seu caráter pedagógico, bem como traços da afirmação de um modelo educacional que valoriza de maneira singular o papel do mestre.

 

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Biografia do Autor

Leila Rodrigues da Silva
Tem experiência na área de História , com ênfase em História Antiga e Medieval. Atuando principalmente nos seguintes temas: Espelho de Príncipes, Galiza, Igreja, Península Ibérica, Suevos.
Publicado
2010-08-12
Como Citar
Silva, L. R. da, & Rainha, R. dos S. (2010). <b>A educação dos leigos no reino visigodo: reflexões sobre a <em>Vita Sancti Aemiliani</em></b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v32i1.9481. Acta Scientiarum. Education, 32(1), 41-47. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v32i1.9481
Seção
História da Educação