<b>Ciência pela força? Dr. Abílio Cesar Borges e a propaganda contra o emprego da palmatória e outros meios aviltantes no ensino da mocidade (1856-1876)</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v32i1.9482

  • José Gonçalves Gondra
  • Thiago Sampaio UERJ
Palavras-chave: educação no Império, castigos corporais, Barão de Macaúbas

Resumo

Médico, gestor da instrução pública, dono de escola, homem de imprensa, autor de livros de destinação escolar, viajante, conselheiro da instrução, Dr. Abílio César Borges protagonizou algumas iniciativas na esfera pública e privada, como forma de demonstrar princípios educativos que abraçara no que se refere aos métodos de ensino, aprendizagem da leitura e escrita, aritmética e geometria, educação infantil e castigos corporais, por exemplo. Ao ocupar distintas posições de saber e poder, o médico baiano procurou zelar por suas iniciativas, o que pode ser atestado na documentação expressiva produzida em vida. Neste trabalho, examinamos a propaganda que desenvolveu contra o emprego da palmatória e outros meios aviltantes no ensino da mocidade. Campanha tornada pública por meio de diversas manifestações entre 1856 e 1875, que foram reunidas em um opúsculo publicado em 1876. Nesta coleção de nove fragmentos do autor sobre o flagelo da infância, o médico forja a representação humana da escola, cujo bom exemplo poderia ser encontrado nos colégios de sua propriedade. Em 1876, para amplificar suas posições, aproxima-se do Jornal "O Globo", reconhecendo este como aliado e veículo adequado para dar mais visibilidade a seu projeto de uma educação moral contra a violência física nas escolas.


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Biografia do Autor

José Gonçalves Gondra
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira, educação no império, história da infância e historiografia.
Publicado
2010-08-12
Como Citar
Gondra, J. G., & Sampaio, T. (2010). <b>Ciência pela força? Dr. Abílio Cesar Borges e a propaganda contra o emprego da palmatória e outros meios aviltantes no ensino da mocidade (1856-1876)</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v32i1.9482. Acta Scientiarum. Education, 32(1), 75-82. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v32i1.9482
Seção
História da Educação