<b>O setor privado no sistema educacional brasileiro: uma vertente da mercantilização da educação</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v34i1.15828

  • Marilú Dascanio Ramos Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas
  • Wisllayne Ivellyze Oliveira Dri Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas

Resumen

Este artigo tem por objetivo identificar como a lógica da esfera privada tem interferido nas políticas públicas de formação continuada de professores no Brasil e mostrar que, em muitos casos, essas parcerias são um reflexo das reformas do Estado nas últimas décadas, as quais têm intensificado o processo de mercantilização da educação. Ademais, busca-se compreender quais os impactos desse fenômeno sobre a educação brasileira. Metodologicamente, este artigo retrata a temática partindo de uma sistemática revisão bibliográfica e de reflexões das autoras. No entanto, vale destacar que a formação continuada de professores é um tema bastante amplo e tem ocupado um lugar privilegiado nas diversas discussões, sejam elas acadêmicas ou não. Logo, não se pretende aqui esgotar a discussão acerca do conceito de formação continuada, nem tampouco aprofundar as inúmeras questões que permeiam o debate atual sobre formação, visto que o objetivo do artigo consiste em refletir sobre a influência do setor privado na oferta de formação continuada, em uma perspectiva de mercantilização do ensino, salientando como essa relação altera os valores do setor público.

 

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Biografía del autor/a

Marilú Dascanio Ramos, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas
Departamento de Ciencias Sociais e Educaçao - Grupo de Políticas Públicas Educacionais.
Wisllayne Ivellyze Oliveira Dri, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas
Departamento de Ciencias Sociais e Educaçao - Grupo de Políticas Públicas Educacionais.
Publicado
2012-03-29
Cómo citar
Ramos, M. D., & Dri, W. I. O. (2012). <b>O setor privado no sistema educacional brasileiro: uma vertente da mercantilização da educação</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v34i1.15828. Acta Scientiarum. Education, 34(1), 71-80. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v34i1.15828
Sección
Políticas Públicas e Gestão