<b>Aprendizagem baseada em problemas como estratégia para promover a inserção transformadora na sociedade</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v32i2.11170
Resumen
Este texto tem por objetivo apresentar a contribuição da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem Based Learning) como estratégia didática para a formação de alunos capazes de pensamento crítico, de ação social coletiva e de engajamento social. Após uma análise do papel da Educação para o surgimento da perspectiva de mudança social, a pesquisa destaca que no PBL os alunos vivenciam a política, desenvolvem senso crítico e percebem o mundo. Mediante a resolução de problemas, que são microcosmos da vida real, o aluno adquire uma postura de recusa a qualquer ideologia fatalista de uma realidade que ele sabe ser indeterminada e passível de ser transformada mediante sua própria inserção no mundo.
Descargas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARACIÓN DE ORIGINALIDAD Y DERECHOS DE AUTOR
Declaro que este artículo es original y no ha sido presentado para publicación en ninguna otra revista nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad.
Los derechos de autor pertenecen exclusivamente a los autores. Los derechos de licencia utilizados por el periódico son la licencia Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): por lo tanto, se permite compartir (copiar y distribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear material a partir del contenido). licencia para cualquier propósito, incluidos fines comerciales).
Se recomienda leer este enlace para obtener más información sobre el tema: proporcionar créditos y referencias correctamente, entre otros detalles cruciales para el buen uso del material licenciado.






































