<b>Estudo comparado de documentos curriculares oficiais (1979 e 1999)</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v33i1.12496

  • Fabiany de Cássia Tavares Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumen

Pesquisa finalizada recentemente, inscrita no campo da história do currículo e das culturas escolares, teve como foco de interesse a escolarização dos deficientes no Brasil. Essa escolarização foi analisada a partir do estudo comparado de dois documentos curriculares produzidos pelo Ministério da Educação nos anos de 1979 e 1999. Para tanto, colocamos em tela os estudos produzidos para/no/pelo uso de procedimentos do estudo comparado, a fim de desvelar suas contribuições teórico-metodológicas para a investigação de uma história curricular, particular e, de traduções de cultura escolar, determinadas pela especificidade - a deficiência. Para essa comparação foram eleitas duas categorias de análise, a saber: tempo e espaços escolares. Questionamos o tempo e o espaço, nos limites deste texto, como portadores de uma lógica própria, uma lógica social que os transforma em um lugar onde se manifestam as intenções humanas. Desse desenho metodológico depreendemos a impossibilidade de analisarmos isoladamente esses documentos, assumindo que neles teriam lugar traduções de uma escolarização, que tem sido produtora e produto de uma história curricular centrada nas demandas/peculiaridades das deficiências, restringindo-se à adaptação de procedimentos pedagógicos, como se somente o saber especializado pudesse dar conta da escolarização desses sujeitos que possuem características diferentes dos "normais".

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Fabiany de Cássia Tavares Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Possui Mestrado em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade, pela mesma Universidade, finalizado em 2003. Realizou estágio de doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto (Portugal), no Centro de Intervenção e Investigação Educativa (CIIE), com bolsa PDEE - Capes. Atualmente é professora-pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atuando na Graduação e Pós-Graduação (Cursos de Mestrado e Doutorado), tendo como objetos de estudo e pesquisas a Escola, a cultura escolar, o currículo, a exclusão/integração/inclusão, as práticas e os materiais pedagógicos.
Publicado
2011-05-23
Cómo citar
Silva, F. de C. T. (2011). <b>Estudo comparado de documentos curriculares oficiais (1979 e 1999)</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v33i1.12496. Acta Scientiarum. Education, 33(1), 29-35. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v33i1.12496
Sección
Formación Docente y Políticas Públicas