<b>Fundamentos para a educação na ordem franciscana: o projeto de <em>Societas Christiana</em> de Ubertino de Casale</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v32i2.9484

  • Ana Paula Tavares Magalhães GH-FFLCH-USP

Resumen

A partir do desenvolvimento urbano e da consolidação das universidades, no século XIII, verifica-se a produção de uma literatura culta com vistas ao diálogo acadêmico e, sobretudo, sob a forma de um projeto educacional para a sociedade cristã. Nesse contexto, assumiram papel de destaque as Ordens Mendicantes, responsáveis pela evangelização. Entre os Franciscanos, fundamentais para o estabelecimento de um amplo conjunto de recursos pedagógicos junto às massas iletradas (mas também por sua atuação no interior da Universidade), assume destaque Boaventura de Bagnoregio, que dará origem a uma importante tradição pedagógica cristocêntrica. Essa "antropologia cristológica", herdada da Patrística, será uma das principais fontes de inspiração do modelo social de Ubertino de Casale, no século XIV.

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Publicado
2010-12-20
Cómo citar
Magalhães, A. P. T. (2010). <b>Fundamentos para a educação na ordem franciscana: o projeto de <em>Societas Christiana</em> de Ubertino de Casale</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v32i2.9484. Acta Scientiarum. Education, 32(2), 163-174. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v32i2.9484
Sección
História da Educação