<b><em>“De pugna virtutum adversus vitia”</em>: os pecados capitais na obra de Isidoro de Sevilha</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v32i2.9776
Resumo
A proposta deste artigo é analisar a concepção dos pecados capitais na produção de Isidoro de Sevilha, a partir de sua obra magna o "Livro das Sentenças", na qual descreve sua visão de mundo, sob a ótica da Cristandade e da teleologia agostiniana. O foco central é a construção de uma sociedade cristã que almeja combater o mal encarnado no diabo e em seus aliados, pela extirpação do pecado e pela construção de uma vanguarda de fiéis que se engajariam na luta das virtudes contra os vícios. O eixo da saúde pública permeia esse projeto que visa a atingir a redenção e a segunda vinda de Cristo sob o Milênio redentor.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.