<b>Geografia e prática social: configurações no espaço da escola</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v32i2.10126

  • Antonio Carlos Fernandes UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista
  • Raimunda Abou Gebran UNOESTE
Palavras-chave: ensino da Geografia, ação docente, prática social, conceitos espaciais

Resumo

Este artigo analisa as concepções sobre o ensino e a ciência geográfica nas séries iniciais, seus desdobramentos práticos e a forma como o desenvolvimento dos conceitos e das metodologias pedagógicas acerca do saber geográfico têm-se convertido em uma disciplina esvaziada de significado. Esta análise crítica visa contribuir para a reflexão em torno da necessidade de converter a Geografia em um instrumento de reflexão, organização e transformação socioespacial. Nesse sentido, os cursos destinados à formação de professores devem orientar-se pelos princípios da reflexão crítica e da construção da cidadania.

 

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Biografia do Autor

Antonio Carlos Fernandes, UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista


Publicado
2010-12-20
Como Citar
Fernandes, A. C., & Gebran, R. A. (2010). <b>Geografia e prática social: configurações no espaço da escola</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v32i2.10126. Acta Scientiarum. Education, 32(2), 255-262. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v32i2.10126
Seção
Educação