<b>A imitação representativa no brincar da criança surda</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v33i1.11130

  • Thiago Cristino Centro Educacional da Audição e Linguagem - Ludovico Pavoni
Palavras-chave: deficiência auditiva, imitação representativa, desenvolvimento humano

Resumo

As crianças surdas, desde a mais tenra idade, necessitam de maiores estímulos para que possam desenvolver-se sem grandes problemas em nível cognitivo, psicológico, ainda que estes sejam inevitáveis, mas podem ser estabilizados. O presente estudo quer dar ênfase à importância da imitação representativa no contexto do brincar da criança surda, bem como suas implicações para o desenvolvimento. A imitação representativa leva à realização dos desejos e satisfaz a necessidade de interação da criança com o objeto e com as pessoas promovendo o seu desenvolvimento linguístico, cognitivo, social. Foi observado no estudo que ao brincar de ser alguém, por exemplo, brincar de ser professor, é estabelecida uma zona de desenvolvimento proximal em que o parceiro privilegiado promove situações de crescimento e aprendizagem. É por isso que a brincadeira tem importância fundamental no desenvolvimento das competências da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Cristino, Centro Educacional da Audição e Linguagem - Ludovico Pavoni
Licenciado em Filosofia e Especialista em Educação de Surdos. Assiste os alunos surdos oriundos das escolas regulares do Distrito Federal no programa de Atendimento Complementar do Centro Educacional da Audição e Linguagem – Ludovico Pavoni (CEAL-LP) na disciplina de Filosofia. É religioso da Congregação dos Filhos de Maria Imaculada (Pavonianos).
Publicado
2011-05-23
Como Citar
Cristino, T. (2011). <b>A imitação representativa no brincar da criança surda</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v33i1.11130. Acta Scientiarum. Education, 33(1), 11-16. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v33i1.11130
Seção
Ensino e Aprendizagem