<b>A imitação representativa no brincar da criança surda</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v33i1.11130
Resumo
As crianças surdas, desde a mais tenra idade, necessitam de maiores estímulos para que possam desenvolver-se sem grandes problemas em nível cognitivo, psicológico, ainda que estes sejam inevitáveis, mas podem ser estabilizados. O presente estudo quer dar ênfase à importância da imitação representativa no contexto do brincar da criança surda, bem como suas implicações para o desenvolvimento. A imitação representativa leva à realização dos desejos e satisfaz a necessidade de interação da criança com o objeto e com as pessoas promovendo o seu desenvolvimento linguístico, cognitivo, social. Foi observado no estudo que ao brincar de ser alguém, por exemplo, brincar de ser professor, é estabelecida uma zona de desenvolvimento proximal em que o parceiro privilegiado promove situações de crescimento e aprendizagem. É por isso que a brincadeira tem importância fundamental no desenvolvimento das competências da criança.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





































