<b>Apropriação e resistência: ressignificações das políticas educacionais na prática docente</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v33i1.12806

  • Jean Mac Cole Tavares Santos UERN
Palavras-chave: prática docente, políticas educacionais, reforma educacional

Resumo

Recentemente, discutimos a reforma do Ensino Médio no interior cearense, no Nordeste brasileiro. Vimos que as políticas educacionais desde os anos de 1990 têm como marca principal a tentativa de transformar as ações governamentais em grandes consensos da sociedade. No processo de coleta de dados, especificamente na fase de entrevistas com os professores sobre a reforma, detectamos desencontro entre o que trazia a reforma e o que professores apresentavam como suas características principais. Os professores, por meio de seus relatos, apontam a imposição dos órgãos oficiais condicionando o currículo escolar. Os depoentes revelam o descompasso entre os acontecimentos em sala de aula e o discurso hegemônico apresentado pelo poder público. Assim, nosso artigo discute, por um lado, que o discurso do consenso, de clamor da sociedade pelas reformas, não encontra defesa quando partimos para dentro dos muros da escola e para dentro da sala de aula e, por outro lado, que as reformas apresentadas vêm sem os elementos necessários para a sua implementação. O professor estabelece um caminho entre a norma e a realidade, um atalho para a crítica ao discurso oficial

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Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos, UERN

Doutor em Educação (UFPB). Mestre em História Social (UFR). Graduado em História (UECE). Professor Adjunto da Faculdade de Educação - UERN. Pesquisa a formação escolar e o mundo do trabalho. pesquisa a inclusão e a educação popular.

Publicado
2011-05-23
Como Citar
Santos, J. M. C. T. (2011). <b>Apropriação e resistência: ressignificações das políticas educacionais na prática docente</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v33i1.12806. Acta Scientiarum. Education, 33(1), 149-155. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v33i1.12806
Seção
Políticas Públicas e Gestão