<b>Sobre a educação inclusiva na formação de professores de Ciências: a tessitura dos currículos praticados</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v33i2.14407

  • Eveline Borges Vilela-Ribeiro Universidade Federal de Goiás
  • Anna Maria Canavarro Benite Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: projetos pedagógicos de cursos, formação de professores para diversidade

Resumo

As propostas curriculares, como materialização da cultura, das relações de poder, da política e da economia, se materializam na universidade por meio dos Projetos Pedagógicos de seus cursos - PPC. Dessa maneira, considerando a atualidade da questão em uma época de democratização do acesso à educação, é preciso considerar também como será ou está sendo realizada a permanência de todas as pessoas no âmbito universitário e como estão sendo preparados os futuros professores de Ciências para a diversidade. Assim , foram analisados os PPCs dos cursos de licenciatura em Ciências (Biologia, Física, Matemática e Química) de uma Instituição de Ensino Superior pública em Jataí, Estado de Goiás (IES/Jataí), tendo como foco a noção de EI e a maneira como ela está sendo tratada nesses cursos de formação de professores. Percebemos que não consta nos documentos dos cursos pesquisados nenhum tipo de referência à formação para diversidade, assim como nenhuma disciplina ou referência bibliográfica que trate do assunto.

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Biografia do Autor

Eveline Borges Vilela-Ribeiro, Universidade Federal de Goiás
Licenciada em Quimica - UFG, Especialista em Educação Especial e Mestranda em Educação em Ciências e Matemática. Atualmente é Professora Auxiliar e Técnica em Assuntos Educacionais da UFG.
Anna Maria Canavarro Benite, Universidade Federal de Goiás
Licenciada em Química, Mestre e Doutora em Ciências - UFRJ. Atualmente é Professora Assistente da UFG.
Publicado
2011-10-10
Como Citar
Vilela-Ribeiro, E. B., & Benite, A. M. C. (2011). <b>Sobre a educação inclusiva na formação de professores de Ciências: a tessitura dos currículos praticados</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v33i2.14407. Acta Scientiarum. Education, 33(2), 239-245. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v33i2.14407
Seção
Políticas Públicas e Gestão