<b>Comunicação alternativa em caso de esclerose lateral amiotrófica (ELA): uma experiencia educacional de mediação para a humanização</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v34i1.14505

  • Tania dos Santos Alvarez da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Sonia Mari Shima Barroco Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Augusta Bolsanello Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: comunicação assistiva, doença neurodegenerativa, mediação instrumental, pensamento, linguagem

Resumo

A experiência relatada refere-se a um estudo acerca da comunicação alternativa/assistiva, com vistas à compreensão das especificidades do atendimento de pessoas vitimadas pela esclerose lateral amiotrófica. Ela resulta do projeto de ensino Olhar que fala (Universidade Estadual de Maringá, 04-2010 a 10/2010), subsidiado pela Psicologia Histórico-Cultural. Esta considera a linguagem como condição essencial para a humanização do homem. Objetivou-se assegurar alternativas, para a expressão do pensamento, a uma pessoa impedida, devido à doença, de estabelecer efetiva comunicação verbal oralizada, escrita ou sinalizada. A metodologia adotada foi o registro de letras impressas em uma tabela. Esta era apresentada para que o atendido indicasse as letras, pelo movimento ocular, para consequente composição de palavras e frases por uma acadêmica mediadora. A mediação para essa composição foi realizada por acadêmicas do curso de pedagogia da UEM. Como resultados, pôde-se manter a atividade de apropriação de conteúdos por parte do atendido, uma vez que tinha consciência, audição e visão preservados e permitiu a atividade de objetivação de conteúdos da mesma, e testar um sistema de comunicação alternativa de baixa tecnologia para pessoa com ELA.

 

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Biografia do Autor

Maria Augusta Bolsanello, Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Paraná
Publicado
2012-02-13
Como Citar
Silva, T. dos S. A. da, Barroco, S. M. S., & Bolsanello, M. A. (2012). <b>Comunicação alternativa em caso de esclerose lateral amiotrófica (ELA): uma experiencia educacional de mediação para a humanização</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v34i1.14505. Acta Scientiarum. Education, 34(1), 99-110. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v34i1.14505
Seção
Ensino e Aprendizagem