<b>Boaventura de Bagnoregio e a Regra de 1223: alguns apontamentos sobre a disciplina da pobreza</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v34i1.15955
Resumen
Boaventura de Bagnoregio (1221-1274) foi um dos mais influentes pensadores da Ordem dos Frades menores, considerado pelos historiadores o segundo fundador do movimento devido a sua ortodoxia e às ‘reformas’ que empregou durante o seu generalato. É nosso objetivo fazer uma releitura da obra Expositio super Regulam Fratrum Minorum, que tem como fio condutor a questão da interpretação da Regra de 1223, partindo da discussão da pobreza normativa e dos seus desdobramentos. Quando era Ministro geral, Boaventura empenhou fidelidade à proposta religiosa de São Francisco e à Regra dos Menores. Porém, devido a sua cultura catedrática, ele exprimiu uma nova interpretação, na qual enfatizava a precisão conceitual de todas as palavras que, como tais, transmitiam valores ou instruções à disciplina monástica em um momento chave da história dos Menores. Este artigo pretende demonstrar que Boaventura contribuiu com uma interpretação léxica da Norma e da pobreza, pensada mais do que um fato que requeresse comportamentos concretos nos conventos; tornou-se um problema do intelecto, por isso ele colaborou para o crescimento de conflitos eclesiásticos e eclesiológicos de complexidade jurídica na Ordem franciscana.
Descargas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARACIÓN DE ORIGINALIDAD Y DERECHOS DE AUTOR
Declaro que este artículo es original y no ha sido presentado para publicación en ninguna otra revista nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad.
Los derechos de autor pertenecen exclusivamente a los autores. Los derechos de licencia utilizados por el periódico son la licencia Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): por lo tanto, se permite compartir (copiar y distribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear material a partir del contenido). licencia para cualquier propósito, incluidos fines comerciales).
Se recomienda leer este enlace para obtener más información sobre el tema: proporcionar créditos y referencias correctamente, entre otros detalles cruciales para el buen uso del material licenciado.