<b>Abordagens sobre o estudo da inserção da <i>gymnastica</i> no ensino secundário do Brasil no século XIX</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v35i1.18527
Resumo
O artigo tem como objetivo discutir os pressupostos teóricos e metodológicos da produção acadêmica sobre a História da Educação brasileira do Segundo Reinado, com foco na pesquisa da implantação da Gymnastica no Ensino Secundário. Para tanto, considera-se a base material sobre a qual a sociedade brasileira se constitui como nação e as relações sociais, políticas e ideológicas a partir das quais se desenvolvem as propostas educacionais e que se esteiam nos condicionantes da forma como a Gymnastica foi instituída na educação Imperial. Na produção acadêmica mapeada, observam-se poucos estudos que abordam essa temática sob uma proposta metodológica com base na teoria crítica da totalidade. A maioria dos trabalhos fundamenta-se na nova história. Concluímos reafirmando a pertinência da epistemologia histórico-crítica marxista e dialética para buscar o aprofundamento do conhecimento da realidade do homem e de sua produção histórica, entendido como um caminho em construção.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.