<b>Abordagens sobre o estudo da inserção da <i>gymnastica</i> no ensino secundário do Brasil no século XIX</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v35i1.18527

  • Margarita Victoria Rodríguez Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jose Luiz Finocchio Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Educação Física, epistemologia, história da educação

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir os pressupostos teóricos e metodológicos da produção acadêmica sobre a História da Educação brasileira do Segundo Reinado, com foco na pesquisa da implantação da Gymnastica no Ensino Secundário. Para tanto, considera-se a base material sobre a qual a sociedade brasileira se constitui como nação e as relações sociais, políticas e ideológicas a partir das quais se desenvolvem as propostas educacionais e que se esteiam nos condicionantes da forma como a Gymnastica foi instituída na educação Imperial. Na produção acadêmica mapeada, observam-se poucos estudos que abordam essa temática sob uma proposta metodológica com base na teoria crítica da totalidade. A maioria dos trabalhos fundamenta-se na nova história. Concluímos reafirmando a pertinência da epistemologia histórico-crítica marxista e dialética para buscar o aprofundamento do conhecimento da realidade do homem e de sua produção histórica, entendido como um caminho em construção.

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Biografia do Autor

Margarita Victoria Rodríguez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas e Sociais
Jose Luiz Finocchio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS/UFMS

História da Educação Física

Publicado
2013-03-08
Como Citar
Rodríguez, M. V., & Finocchio, J. L. (2013). <b>Abordagens sobre o estudo da inserção da <i>gymnastica</i> no ensino secundário do Brasil no século XIX</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v35i1.18527. Acta Scientiarum. Education, 35(1), 39-47. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i1.18527
Seção
História da Educação