<b>Diferenças de conhecimento prévio e processos de estudo: interaçoes entre nível de expertise e aprendizagem

  • Gustavo Danicki Aureliano Rosa Universidade Católica de Brasília
  • Afonso Celso Tanus Galvão Universidade Católica de Brasília
Palavras-chave: processos cognitivos, ensino, educação, ciências cognitivas.

Resumo

Esta pesquisa qualitativa e exploratória investigou como conhecimentos prévios influenciaram processos de estudo a partir da análise da atividade de estudo de indivíduos com material de domínio e não domínio. Participaram da pesquisa seis indivíduos que leram dois textos, de domínio e não domínio, com orientação para o estudo dos materiais. Após o estudo de cada texto, os participantes eram questionados sobre os processos de estudo. Os resultados sugerem que o conhecimento prévio consolidado influi sobre o processo de estudo, afetando o reconhecimento de informações, a velocidade de estudo, a capacidade de articulação metacognitiva dos indivíduos e a postura perante o processo de ensino, considerando necessidades de suporte informacional para a sustentação do processo de estudo e a forma do apoio em situação de ensino. Os resultados apontam a importância da ação docente para o incremento de oportunidades de aprendizagem, o que implica no desenvolvimento aperfeiçoado e competente de processos de avaliação da aprendizagem, sobretudo as de fundo diagnóstico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Danicki Aureliano Rosa, Universidade Católica de Brasília
Doutorando em Educação (Universidade Católica de Brasília), Mestre em Educação (Universidade Católica de Brasília), Especialista em Educação Continuada (Universidade de Brasília) e graduado em Pedagogia (Universidade de Brasília).
Afonso Celso Tanus Galvão, Universidade Católica de Brasília
Doutor em Psicologia Educacional (University of Reading), Mestre em Educação (University of Reading), graduado em Música (Universidade de Brasília) e em Psicologia (The Open University). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília.
Publicado
2017-05-22
Como Citar
Rosa, G. D. A., & Galvão, A. C. T. (2017). <b&gt;Diferenças de conhecimento prévio e processos de estudo: interaçoes entre nível de expertise e aprendizagem. Acta Scientiarum. Education, 39(3), 319-328. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i3.27902
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas