<b>Primitivo Moacyr e a produção historiográfica: entre o <i>modus operandi</i> do IHGB e a chancela do INEP

  • Rosana Areal de Carvalho Universidade Federal de Ouro Preto
  • Raphael Ribeiro Machado Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: História da Educação, historiografia educacional, instrução pública

Resumo

Tendo como premissa a intencionalidade da produção historiográfica, articulada à condição científica aplicada à educação pelos signatários do Manifesto de 1932, buscamos apontar elementos para melhor compreender a publicação dos livros de Primitivo Moacyr no complexo cenário das décadas de 30 e 40 do século XX no Brasil. Sob os auspícios do modus operandi do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB, Moacyr produziu uma história da educação divulgada em congressos históricos e publicada pela Companhia Editora Nacional. Em seguida, vinculou-se como pesquisador colaborador ao Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP, publicando vários volumes pela Imprensa Oficial, alcançando a chancela pública. Para intervir, reformar ou revolucionar a educação brasileira, era preciso conhecer as ações já impetradas e recolher, sistematicamente, as experiências educacionais. Esta foi a meta perseguida com a criação do INEP, para a qual a contribuição de Moacyr foi lapidar. Concluímos que Moacyr inaugurou uma escrita da história da educação brasileira com as pesquisas arquivísticas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Areal de Carvalho, Universidade Federal de Ouro Preto
Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto e pesquisadora na área de História da Educação: instituições e sujeitos escolares, educação e política, intelectuais. Coordena o Grupo de História da Educação da UFOP e participa do GEPHE/FAE/UFMG. Pós-doutorado em História da Eduação junto ao GEPHE/FAE/UFMG.
Raphael Ribeiro Machado, Universidade Federal de Ouro Preto
Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) (início 2011); graduado em História - Licenciatura e Bacharelado - pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - 2010). Tem experiência com os seguintes temas em Educação: História da Educação, História da Educação Profissional no Brasil, Educação Profissional e Tecnológica, Fundamentos da Educação: História.
Publicado
2016-09-14
Como Citar
Carvalho, R. A. de, & Machado, R. R. (2016). <b>Primitivo Moacyr e a produção historiográfica: entre o <i>modus operandi</i&gt; do IHGB e a chancela do INEP. Acta Scientiarum. Education, 38(4), 355-364. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.28147
Seção
História da Educação