<b>Tijuana Jones e os caçadores das pirâmides perdidas
Resumo
O artigo buscou investigar a importância do uso de jogos educativos para o ensino de ciências nos anos iniciais, por meio da elaboração e avaliação de uma metodologia lúdica, dinâmica e multidisciplinar, envolvendo um jogo educativo. A estratégia consiste em um jogo denominado “Tijuana Jones e os caçadores das pirâmides perdidas”. A atividade parte de uma história que mescla fatos e informações reais com dados fictícios, associando às pirâmides do Egito e sua história com a Pirâmide Alimentar e sua importância para a manutenção de uma alimentação e vida saudável. O jogo educativo foi testado com alunos de quartoano do ensino fundamental, em uma escola pública de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul e, diante de uma análise qualitativa, foi muito bem avaliado. Na prática, os educandos puderam se envolver numa busca desafiadora e estimulante, a fim de desvendar um dos mistérios deixados pelo jovem faraó Tutankamon, o que repercutiu em grande interesse, participação e aprendizagem.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.