<b>Tijuana Jones e os caçadores das pirâmides perdidas

Palavras-chave: ensino em ciências, jogos didáticos, alimentação saudável, pirâmide alimentar.

Resumo

 

O artigo buscou investigar a importância do uso de jogos educativos para o ensino de ciências nos anos iniciais, por meio da elaboração e avaliação de uma metodologia lúdica, dinâmica e multidisciplinar, envolvendo um jogo educativo. A estratégia consiste em um jogo denominado “Tijuana Jones e os caçadores das pirâmides perdidas”. A atividade parte de uma história que mescla fatos e informações reais com dados fictícios, associando às pirâmides do Egito e sua história com a Pirâmide Alimentar e sua importância para a manutenção de uma alimentação e vida saudável. O jogo educativo foi testado com alunos de quartoano do ensino fundamental, em uma escola pública de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul e, diante de uma análise qualitativa, foi muito bem avaliado. Na prática, os educandos puderam se envolver numa busca desafiadora e estimulante, a fim de desvendar um dos mistérios deixados pelo jovem faraó Tutankamon, o que repercutiu em grande interesse, participação e aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria
Curso de Ciências Biologicas,  Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões; Programa de Pós Graduaçao em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás.
Cintia Daniele Silva dos Santos, Escola Estadual de Ensino Fundamental Juvêncio Soares
Pedagoga, Especialista em Pedagogia Empresarial e Educação Coorporativa, Professora na Escola Estadual de Ensino Fundamental Juvêncio Soares Cachoeira do Sul
Eliani Teichmann Rehbein, Universidade Luterana do Brasil
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Luterana do Brasil, Campus Cachoeira do Sul
Publicado
2018-10-05
Como Citar
Goldschmidt, A. I., Santos, C. D. S. dos, & Rehbein, E. T. (2018). <b&gt;Tijuana Jones e os caçadores das pirâmides perdidas. Acta Scientiarum. Education, 40(4), e31250. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i4.31250
Seção
Seção Temática: Ensino de História da Educação e Cinema