A profissão de professor em foco: alguns fatores que dificultam a adesão à carreira docente

  • Rafael Izidoro Martins Neto Instituto Federal de Minas Gerais
  • Cláudio Alves Pereira Instituto Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: docência; carreira docente; valor social da carreira docente.

Resumo

O presente trabalho, buscando identificar evidências da (des)valorização da carreira profissional docente, realizou uma pesquisa com estudantes do terceiro ano do ensino médio e coletou dados sobre o entendimento que esses jovens tinham a respeito da carreira docente e das suas escolhas para o processo seletivo que se aproximava. Justifica-se a realização dessa pesquisa pelo fato de os índices oficiais do Censo Escolar da Educação Superior apontarem uma queda progressiva no número de alunos recém-formados no ensino médio que optam por ingressar em cursos de licenciatura nas instituições de ensino, sejam públicas ou privadas. Foram entrevistados estudantes de duas escolas privadas e duas escolas públicas da cidade de Bambuí, interior do estado de Minas Gerais, com um total de 7 turmas e 128 estudantes entrevistados. Para que fosse possível realizar esse estudo, os pesquisadores aplicaram um questionário, sendo os dados analisados por uma abordagem qualitativa exploratória. Os resultados apontam que a maioria dos jovens entrevistados não consideram atrativa a profissão docente e que esta não deve ser a escolha para prosseguimento de estudos no ensino superior. Como indícios desse posicionamento, estão as ideias relacionadas à profissão docente: más condições de trabalho, baixa remuneração, falta de reconhecimento social, desrespeito por parte dos alunos, dentre outras, embora estes mesmos jovens reconheçam no professor o potencial de agente transformador social e político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Facci, M. G. D. (2004). Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. São Paulo, SP: Autores Associados.

Ferraço, C. E. (2004). Os sujeitos praticantes dos cotidianos das escolas e a invenção dos currículos. In A. F. B. Moreira, J. A. Pacheco & R. L. Garcia, (Orgs.), Currículo: pensar, sentir e diferir (p. 77-94). Rio de Janeiro, RJ: DP&A.

Gomes, J. M. S. (2009). O trabalho docente no contexto angolano: a postura crítica, criativa e científica como requisitos fundamentais. Paidéia, 6, 11-24.

Mattar, N. F. (1996). Pesquisa de marketing (3a ed.). São Paulo, SP: Atlas.

Ministério da Educação. (2017). Novo Ensino Médio – perguntas e respostas: O que é o Novo Ensino Médio? Recuperado de http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361

Ministério da Educação. (2018). Guia de Implementação do Novo Ensino Médio. Recuperado de http://novoensinomedio.mec.gov.br/#!/guia

Mizukami, M. G. N. (1986). Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, SP: EPU.

Moraes, V. S. (2009). No elo entre o bacharelado e a licenciatura, a chave para a melhor formação do professor de geografia. In Anais do Encontro nacional de prática ensino de geografia (p. 715-721). Porto Alegre.

Motta, V. C. & Frigotto, G. (2017). Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida Provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017). Educação e Sociedade, 38(139), 355-372. DOI: http://doi.org/10.1590/es0101-73302017176606

Muhlstedt, A., & Hagemayer, R. C. C. (2015). Escolha da profissão e trajetórias de vida do professor. Cadernos da Pedagogia, 8(16), 28-39. Recuperado de https://bitlybr.com/st0TT

Oliveira, A. U. (1998). Para onde vai o ensino da Geografia? (7a ed.). São Paulo, SP: Contexto.

Penteado, H. D. (1994). Meio ambiente e formação de professores. São Paulo, SP: Cortez.

Pereira, J. (2004). De quem é a culpa. Manaus, AM: Uirapuru.

Souza Neto, S., Cardozo, A., Benelli, B., Cesana, J., Benites, L., & Motta, A. (2007). O magistério como escolha profissional: questões e reflexões. In S. Z. Pinho & J. R. Saglietti (Orgs.), Núcleos de ensino da Unesp (p. 564-593). São Paulo, SP: Cultura Acadêmica. Recuperado de https://bit.ly/3ieUtDY

Tartuce, G. L. B. P., Nunes, M. M. R., & Almeida, P. C. A. (2010). Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, 40(140), 445-477. DOI: http://doi.org/10.1590/S0100-15742010000200008

Valle, I. R. (2006). Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 87(216), 178-187. DOI: http://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.87i216.792

Veiga, I. P. A. (2004). Repensando a didática (27a ed.) São Paulo, SP: Papirus.

Publicado
2021-08-06
Como Citar
Martins Neto, R. I., & Pereira, C. A. (2021). A profissão de professor em foco: alguns fatores que dificultam a adesão à carreira docente. Acta Scientiarum. Education, 43, e51436. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i0.51436
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas