Educação para a cidadania global
Resumo
Este artigo baseia-se na análise das competências de cidadania de modo a responder à procura de desenvolvimento humano integral nas humanidades. Este documento explora a relação entre a educação para a cidadania na educação e o desenvolvimento humano necessário para a formação de cidadãos democráticos. O texto também apresenta diferentes controvérsias gravitando em torno do conceito de cidadania considerando várias concepções teóricas, e assume uma posição que favorece a sua aplicação em propostas educativas num contexto internacional. Além disso, revelar as fontes que geram a concepção da formação dos cidadãos ao longo da história pressupõe analisar as sinergias que caracterizam os modelos de cidadania e a projeção educativa de cada etapa educativa. A importância de refletir sobre a racionalidade das decisões pedagógicas inclui um exercício de reconhecimento do desafio implícito nos novos desafios do nosso tempo, a partir dos processos de formação para o exercício da cidadania global. O problema discutido é o confronto do conhecimento, no âmbito da educação integral, salientando as limitações da democracia representativa. O objectivo é elevar a importância da formação de competências de cidadania com um olhar crítico sobre a educação para a cidadania global, o que implica ligar a escala local e global de forma integral, de modo a realçar a relevância de uma educação para a cidadania global.
Downloads
Referências
Andreotti, V. (2006). Soft versus critical global citizenship education. Policy and Practice: A Development Education Review, 3, 40-51.
Arendt, H. (1973). Crisis de la república. Madrid, ES: Taurus.
Arendt, H. (1993). Between past and future: eight exercises in political thought. New York, NY: Penguin Books.
Arendt, H. (1996). La condición humana. Barcelona, ES: Paidós.
Bacarizo, B. T., & Fernandéz, A. S. (2016). Literacidad crítica para una ciudadanía global: una investigación en Educación Primaria. In C. R. G. Ruiz, A. A. Doreste, & B. A. Mediero (Coords.), Deconstruir la alteridad desde la didáctica de las ciencias sociales. educar para una ciudadanía global (p. 674-683). Las Palmas, ES: AUPDCS.
Blanch, J. P. (1997). La formación del pensamiento social. In P. B. Arguimbau, & J. P. Blanch (Coords.), Enseñar y aprender ciencias sociales, geografía e historia en la Educación Secundaria (p. 151-168). Barcelona, ES: Horsori.
Bobbio, N. (2000). El futuro de la democracia. Ciudade del México, MX: Fondo de Cultura Economica.
Bohman, J. (1998). The coming of age of deliberative democracy. The Journal of Political Philosophy, 6(4), 400-425.
Bromley, P. (2009). Cosmopolitanism in civic education: exploring cross-national trends, 1970-2008. Current Issues in Comparative Education, 12(1), 33-44.
Chaux, E., Lleras, J., & Velásquez, A. (2004). Competencias ciudadanas: de los estándares al aula. Una propuesta de integración a las áreas académicas. Bogotá, CO: Ediciones Uniandes.
Cortina, A. (2003). Ciudadanos del mundo: hacia una teoría de la ciudadanía (3 reimpr.). Madrid, ES: Alianza.
Delors, J. (1996a). Formar a los protagonistas del futuro. El Correo de la Unesco, 49(4), 6-11.
Delors, J. (1996b). La educación encierra un tesoro. Madrid, ES: Ediciones Unesco.
Diaz, C. (1992). Civic education in Latin America. In National Council for the Social Studies National Convention. Detroit, MI.
Dill, J. S. (2013). The longings and limits of global citizenship education, the moral pedagogy of schooling in a cosmopolitan age. New York, NY: Routledge.
Ferrara, A. (2004). El desafío republicano. Claves de Razón Práctica, (139), 4-12.
Foucault, M. (1976). Vigilar y castigar: nacimiento de la prisión. Ciudade del México, MX: Siglo XXI.
Foucault, M. (1984). Vigiar e punir (3a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Vozes.
Garfunkel, I. (2017). Verdad y justicia: ¿términos incompatibles en la justicia transicional? American University International Law Review, 32(2), 408-436.
Habermas, J. (1998). Facticidad y validez. Sobre el derecho y el Estado democrático en derecho en términos de teoría del discurso. Madrid, ES: Trotta.
Habermas, J. (1999). La inclusión del otro. Estudios de teoría política. Barcelona, ES: Paidós.
Held, D. (2007). Modelos de democracia. Madrid, ES: Alianza.
McLaren, P., & Kincheloe, J. L. (2008). Pedagogía crítica: de qué hablamos, dónde estamos. Barcelona, ES: Graó.
Offe, C. (2004). Partidos políticos y nuevos movimientos sociales. Madrid, ES: Fundación Sistema.
Ortega-Sánchez, D., & Blanch, J. P. (2020). The end-purpose of teaching history and the curricular inclusion of social problems from the perspective of primary education trainee teachers. Social Sciences, 9(2), 1-17. DOI: https://doi.org/10.3390/socsci9020009
Perán Rex, F. I. (2015). El desarrollo de las competencias básicas a través del debate. Una propuesta didáctica (Tesis doctoral). Universidad de Murcia. Murcia, España.
Pettit, P. (1999). Republicanismo: una teoria sobre la libertad y el gobierno. Barcelona, ES: Paidós.
Platão. (1992). República. Libro VII. Madrid, ES: Gredos.
Rapoport, A. (2009). A forgotten concept: global citizenship education and state social studies standards. Journal of Social Studies Research, 33(1), 91-112.
Rawls, J. (2001). El derecho de gentes y una revisión de la idea de razón pública. Barcelona, ES: Paidós.
Reysen, S., & Katzarska-Miller, I. (2013). A model of global citizenship: antecedents and outcomes. International Journal of Psychology, 48(5), 858-870. DOI: https://doi.org/10.1080/00207594.2012.701749
Riquelme, C. M. (2018). El papel de la educación en la conformación de patrones de usos y desarrollo de habilidades relacionadas con la innovación tecnológica: la construcción de la ciudadanía digital en la escuela chilena (Tesis Doctoral). Universidad Complutense de Madrid, Madrid.
Sant, E. (2018). We, the non-global citizens: reflections on the possibilities and challenges of democratic global citizenship education in higher education contexts. Citizenship Teaching & Learning, 13(3), 273-292. DOI: https://doi.org/10.1386/ctl.13.3.273_1
Sartori, G. (1998). Homo videns: la sociedad teledirigida. Madrid, ES: Taurus.
Skinner, Q. (1995). Las ciudades- república italianas. In J. Dunn (Coord.), Democracia. El viaje inacabado (p. 70-82). Barcelona, ES: Tusquets.
Stromquist, N. P. (2009). Theorizing global citizenship: discourses, challenges, and implications for education. Revista Interamericana de Educación para la Democracia, 2(1), 6-29.
Torres, C. A. (2017). Theoretical and empirical foundations of critical global citizenship education. New York, NY: Taylor & Francis.
Tully, J. (2014). On global citizenship: james tully in dialogue. New York, NY: Bloomsbury Academic.
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization [Unesco]. (2015). Global citizenship education: topics and learning objectives. Paris, FR: Unesco.
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization [Unesco]. (2018). Preparing teachers for global citizenship education: a template. Bangkok, TH: Unesco.
Zúñiga, E. A. (1998). Participación estudiantil y construcción de ciudadanía democrática. Pensamiento Educativo, 22(1), 241-258.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.