Acta Scientiarum. Education

Acta Scientiarum. Education, ISSN 2178-5201 (on-line), é publicada pela Editora da Universidade Estadual de Maringá-Eduem, na modalidade publicação contínua. A revista publica textos originais de temáticas vinculadas a Educação sob dois eixos temáticos. O primeiro, História e Filosofia da Educação, tem por finalidade divulgar pesquisas a respeito dos processos formativos de natureza biográfica, institucional, social, formal e não-formal. O segundo, Formação de Professores, tem por objetivo divulgar estudos referentes aos aspectos norteadores da prática docente, como a Educação Básica e a Educação Superior, bem como os relacionados à vinculação entre pesquisa e docência.

 


Qualis/Capes (2016): 

 

Missão

Viabilizar o registro público do conhecimento e sua preservação; Publicar resultados de pesquisas envolvendo ideias e novas propostas científicas; Disseminar a informação e o conhecimento gerados pela comunidade científica; Agilizar o processo de comunicação científica na área de Educação.

Indexadores

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Notícias

 

Chamada Temática

 

Caros autores, leitores, colaboradores, informamos que está aberto a chamada Temática História da Educação na Idade Média: fontes em perspectiva  para 2019 volume (41)

 

É com prazer que apresentamos a proposta da Chamada Temática “História da Educação na Idade Média: fontes em perspectiva”. Momento crucial de transformação nas relações com o saber e de incremento das práticas pedagógicas, a Idade Média foi o contexto da produção de significativas obras voltadas para a problemática educacional. A investigação a respeito da história da educação no período medieval é capaz de iluminar os dilemas de nossas sociedades e viabilizar a escolha de caminhos possíveis. Além disso, as fontes, fundamento de nosso ofício como historiadores e aspecto incontornável da produção historiográfica, encontram-se, aqui em evidência. Propomos, para o conjunto dos artigos, o estabelecimento da interlocução do historiador com sua documentação, bem como o diálogo entre as fontes, em toda complexa rede de relações que perpassa sua produção e circulação. Aproveitamos a oportunidade para estender o convite a todos e todas, a fim de que tomem parte neste momento de encontro e nesta oportunidade de reflexão.

 

 

 

Ana Paula Tavares Magalhães

 

Germano Miguel Favaro Esteves

 

O prazo para envio dos artigos é até 30-05-2019.


 
Publicado: 2019-01-31 Mais...
 

Press Release: As classes nouvelles e a atual reforma do ensino médio

 

O modelo pedagógico das classes nouvelles, que representou a inovação no ensino secundário francês a partir de 1945, pode contribuir para a reforma do ensino médio em curso no Brasil. As classes nouvelles apresentavam, entre outros, as seguintes características: limitação de  25 alunos por turma, número reduzido de professores por turma, uso de fichas de observações detalhadas da personalidade e comportamento de cada aluno, métodos ativos personalizados e cooperativos, o estudo do meio natural e humano, redução da dicotomia entre o trabalho manual e o trabalho intelectual, ciclo de orientação e de observação, conselho de turma, enfâse no dialógo entre professores e pais e preferência pelo ensino das línguas modernas. Esse ensaio pedagógico alternativo foi idealizado e concretizado pelo educador Gustave Monot, que era vinculado ao movimento da Escola Nova e engajado na luta pelo pacifismo. As classes nouvelles serviram de inspiração para professores brasileiros criarem as chamadas classes secundárias experimentais – a primeira experiência de renovação do ensino secundário brasileiro. Assim, houve um uso brasileiro do modelo pedagógico francês como em relação à redução do número de alunos por sala, pois, enquanto nas turmas francesas o limite era de 25 alunos, nas classes secundárias experimentais o número máximo era de 30 estudantes. De outra parte, nas classes secundárias experimentais constata-se a presença de estratégias didáticas como métodos ativos, a importância da orientação pedagógica no respeito às aptidões dos alunos, a integração curricular, a imprescindível exigência da reunião periódica de professores, a tendência ao regime de tempo integral, especialmente por meio do oferecimento de atividades extraclasse e o envolvimento dos pais dos alunos no trabalho escolar. O modelo pedagógico das classes nouvelles, portanto, tem atualidade e pode contribuir, efetivamente, para responder os desafios atuais do ensino médio brasileiro.  

Norberto Dallabrida

Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Florianópolis – SC – Brasil

E-mail: norbertodallabrida@gmail.com

 

 
Publicado: 2017-12-06 Mais...
 
Outras notícias...

v. 41 (2019): Publicação Contínua


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