Acta Scientiarum. Education


Acta Scientiarum. Education, ISSN 2178-5201 (on-line), é publicada trimestralmente pela Editora da Universidade Estadual de Maringá-Eduem. A revista publica textos originais de temáticas vinculadas a Educação sob dois eixos temáticos. O primeiro, História e Filosofia da Educação, tem por finalidade divulgar pesquisas a respeito dos processos formativos de natureza biográfica, institucional, social, formal e não-formal. O segundo, Formação de Professores, tem por objetivo divulgar estudos referentes aos aspectos norteadores da prática docente, como a Educação Básica e a Educação Superior, bem como os relacionados à vinculação entre pesquisa e docência.

Qualis/Capes (2016): 

 

Missão

Viabilizar o registro público do conhecimento e sua preservação; Publicar resultados de pesquisas envolvendo ideias e novas propostas científicas; Disseminar a informação e o conhecimento gerados pela comunidade científica; Agilizar o processo de comunicação científica na área de Educação.

Indexadores

CLASE (Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades) | EBSCO-Fonte Acadêmica, Informe Acadêmico e Academic One File Gale (Cengage Learning) |  Base Bielefield | EDUBASE | EDUC@ | OAISTER | DOAJ | Bibliografia Brasileira de Educação BBE - CIBEC/INEP/MEC | Latindex | IRESIE-Base de Datos sobre Educación Iberoamericana | Academic Journals Database | REDALYC | Dialnet | Elektronische Zeitschriftenbibliothek, Portal de Periódicos da UEM.


   

 

AVISO

ADEQUAÇÃO DE ARTIGOS A PARTIR DE 01/08/2015 DE ACORDO COM AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION (APA) - 6. Ed. 

Com vistas a atingir a internacionalização e melhor indexação dos nossos periódicos, a Revista Acta Scientiarum adotará, a partir de 1º de janeiro de 2016, como padrão para apresentação dos artigos, o Manual de Estilo da American Psychological Association (APA) - 6. ed. Assim, os artigos submetidos a partir de 01/08/2015, já deverão estar em consonância a APA.

Notícias

 

.

 

CHAMADA TEMÁTICA: “Ensino de História da Educação e Cinema”

Caros autores, leitores, colaboradores, informamos que está aberta a chamada Temática Ensino de História da Educação e Cinema  para o número 4 (40) 2018

Orgs.: Evelyn de Almeida Orlando (PUCPR) e Carlos Henrique de Carvalho (UFU)

 

Esta chamada temática tem por objetivo contribuir com o debate sobre o ensino de História da Educação, a partir do cinema, considerando as múltiplas possibilidades interpretativas que esse material oferece ao pesquisador e professor dessa disciplina. Essa relação tem sido debatida por pesquisadores do campo que têm investido em pensar os caminhos que a história da educação ocupa na cena educacional, nos currículos de cursos de formação de professores no Brasil e no interesse de estudantes pela disciplina e pelo campo de pesquisa. Apesar do investimento, consideramos que o Ensino de História da Educação é um tema que, apesar de ocupar cada vez mais na área, merece e precisa ser mais ampliado.  O olhar para o cinema está relacionado à potencialidade do filme como recurso pedagógico e produto histórico, associado à constatação de uma prática frequente de professores de História da Educação em usar filmes mais como recurso de contextualização ou ilustração de determinado período[1]. O uso do cinema como documento, por sua vez, permite tratá-lo como produto histórico e possibilita questionar a natureza das relações entre o filme e a sociedade que o produziu. O que propomos nesta chamada, a partir de diferentes correntes teórico-metodológicas, é pôr em relevo o cinema como objeto e fonte não apenas na pesquisa histórica, mas também no ensino de História da Educação e apresentar possíveis temáticas possíveis para a reflexão em sala.

 

O prazo para envio dos artigos é até 10-02-2018.



[1] SOUZA, S. T; RIBEIRO, B.O.I. Ensino de história da educação no Brasil: reflexõessobre o perfil dos professores e suas metodologias. Revista História da Educação, v. 16, n. 36, jan/abril, 2012, p. 70-88.

 

 
Publicado: 2017-10-30
 

Press Release: Para uma prática ético-política da vida feliz. O livro esquecido de Sigea, escritora seiscentista.

 

O artigo intitulado O estoicismo no pensamento de Luísa Sigea: a dicotomia entre vida pública e vida privada traz para o debate filosófico-pedagógico contemporâneo o tema da vida feliz. Publicado na revista Acta Scientiarum. Education (v. 39, n.3, Jul.-Sep. 2017), o artigo retoma o livro de Luisa Sigea, editado em Lisboa no ano de 1552 (Dialogue de deux jeunes filles sur la vie de cour et la vie de retraite). A revisitação do diálogo permite deixar evidente a persistência da seguinte tese: a qualidade da governação e do bem-estar comum deve estar suportada num consistente ambiente ético-político e numa educação que valore o pensamento reflexivo exercitado pelas Humanidades.

A autora do artigo, Maria Teresa Santos, professora de filosofia na Universidade de Évora (Portugal),  retoma um livro esquecido do humanismo renascentista português e analisa a dicotomia entre viver na corte, ou participar na vida pública, e viver retirada da corte, ou alheada dos desafios ético-políticos decorrentes da participação.  Quatro aspectos merecem atenção: primeiro, a cultura excepcional da escritora e da corte da princesa D. Maria, filha do rei D. Manuel I; segundo, o uso do livro como um espelho de príncesa, algo raro que pode ser entendido como crítica ético-política à corte de D. João III; terceiro, a presença contínua do estoicismo no pensamento político português; quarto, a apresentação de um plano de estudo para as mulheres. Os quatro aspectos ganham sentido com “a defesa da valorização das Humanidades como instância ‘que instala’ o ser humano na realidade, lembrando-lhe as raízes ancestrais da busca por um melhor viver em comum”, como afirma a autora.

Palavras-chave: Sigea, espelho de princesa,  vida feliz.       

 
Publicado: 2017-07-27 Mais...
 
Outras notícias...

v. 39, n. 4 (2017): Oct.-Dec.


Capa da revista