O ensino de ciências naturais: uma interpretação das possibilidades de desenvolvimento das práticas pedagógicas através da cultura material

Palavras-chave: acervos documentais; ciências naturais; ginásio Marista; objetos de ensino.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a organização e as possibilidades de desenvolvimento das práticas pedagógicas para o ensino das ciências naturais em uma escola confessional privada fundada em 1944, no interior da Bahia. O trabalho procura estabelecer os nexos entre a materialidade para o ensino de ciências que foi descrita no Relatório de Verificação do Inspetor Othoniel Almeida Moura, de 1951, e as concepções de ensino propostas tanto pelo método intuitivo como pelo pragmatismo da Escola Nova. Neste sentido, a pesquisa baseia-se nas análises sobre essas concepções de ensino e nas possibilidades oferecidas pela cultura material da instituição. Os indícios obtidos pela descrição do acervo e pelas imagens indicam que, embora o Relatório de Verificação aponte que a escola estava baseada em uma pedagogia moderna que, naquele contexto, era associada ao escolanovismo, a instituição escolar não se afastou do método intuitivo (educação por olhar) e não desenvolveu práticas pedagógicas que promovessem as atividades manuais dos estudantes. O que pode ter motivado o inspetor a considerar que a escola se orientava por uma pedagogia moderna é o fato de a instituição ter um espaço bem estruturado para o ensino das ciências. Todos os indícios levam à conclusão de que as práticas pedagógicas do ensino de ciências no Ginásio Sagrado Coração no início da década de 1950 favoreceram a educação pela observação em detrimento das metodologias defendidas pela Escola Nova.

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Publicado
2025-12-01
Como Citar
Meloni, R. A., & Ávila, V. P. da S. de. (2025). O ensino de ciências naturais: uma interpretação das possibilidades de desenvolvimento das práticas pedagógicas através da cultura material. Acta Scientiarum. Education, 48(1), e75396. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v48i1.75396
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas