<b>A educação na constituição republicana do estado do Paraná (1892) e seus desdobramentos

  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá
  • Carlos Roberto Jamil Cury Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: educação, história da educação, educação pública, educação na constituição paranaense

Resumo

Indaga-se como o direito à educação foi tratado na Constituição do Estado do Paraná no ano de 1892. Priorizam-se as discussões dos deputados no que se refere à questão educacional, com a finalidade de atender à legislação que colocou a escola primária sob a tutela de cada estado. Em sua análise, considera-se o contexto econômico, político, social e cultural que gestou as proposições referentes à educação. A instrução pública foi tratada com atenção pelos constituintes embora o texto final recebesse um único artigo, no qual se enfatizava a necessidade de sua gratuidade. Verifica-se um interesse manifestado pela população para a oferta de escolas de primeiras letras e a necessidade de regulamentar sua oferta na Constituição do Estado, de modo que a educação, entre outras questões, fosse objeto de debate dos parlamentares.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestra em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas, curso concluído em 1999. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais na área de Educação. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM) onde trabalha desde 1990 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado.
Carlos Roberto Jamil Cury, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Fez seu pós-doutorado, em 1994, junto à Faculdade de Direito do Largo S.Francisco- USP. A seguir, agora junto à Université de Paris (René Descartes, em 1995, continuou seus estudos pós-doutorais. Entre 1998-1999 fez outros estudos de pós-doutorado na École des Hauts Études en Sciences Sociales, EHESS, França. Em 2011 fez um estágio posdoutoral na UFRJ. É professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da UFMG da qual é professor emérito. É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais atuando na Graduação e Pós-Graduação (mestrado e doutorado).
Publicado
2014-07-07
Como Citar
Machado, M. C. G., & Cury, C. R. J. (2014). <b&gt;A educação na constituição republicana do estado do Paraná (1892) e seus desdobramentos. Acta Scientiarum. Education, 36(2), 199-209. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i2.20465
Seção
História da Educação