A educação básica e a pesquisa em sala de aula - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20649

Nilda Stecanela, Guillermo Williamson

Resumo


O texto procura tecer relações entre os desafios da Educação Básica, especialmente aqueles relacionados à escola contemporânea, e os desafios de educar pela pesquisa, valendo-se de reflexões teóricas sobre o uso da pesquisa em sala de aula como princípio educativo. Os argumentos são construídos com base na análise de aspectos associados à gênese da crise da educação e da escola. Centra atenção na importância da prática reflexiva do professor e na sua constituição como professor pesquisador para a efetivação do jogo de linguagens que a pesquisa em aula oportuniza, considerando também o diálogo freireano. Faz destaque às metodologias de ensino ativas que procuram enfrentar o hiato comunicativo entre as culturas da escola e as culturas da infância e da juventude, entrelaçadas com os dilemas da vida cotidiana e com os saberes de experiência feitos.

 

 


Palavras-chave


desafios da educação básica; pesquisa como princípio educativo; metodologias ativas; educação dialógica

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DOI: http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20649





ISSN 2178-5198 (impresso) e ISSN 2178-5201 (on-line) e-mail: actaeduc@uem.br

 

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