<b>A educação básica e a pesquisa em sala de aula</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20649

  • Nilda Stecanela Universidade de Caxias do Sul
  • Guillermo Williamson Universidad de La Frontera

Resumen

O texto procura tecer relações entre os desafios da Educação Básica, especialmente aqueles relacionados à escola contemporânea, e os desafios de educar pela pesquisa, valendo-se de reflexões teóricas sobre o uso da pesquisa em sala de aula como princípio educativo. Os argumentos são construídos com base na análise de aspectos associados à gênese da crise da educação e da escola. Centra atenção na importância da prática reflexiva do professor e na sua constituição como professor pesquisador para a efetivação do jogo de linguagens que a pesquisa em aula oportuniza, considerando também o diálogo freireano. Faz destaque às metodologias de ensino ativas que procuram enfrentar o hiato comunicativo entre as culturas da escola e as culturas da infância e da juventude, entrelaçadas com os dilemas da vida cotidiana e com os saberes de experiência feitos.

 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul
Doutora e mestre em Educação pela UFRGS. Diretora do Centro de Filosofia e Educação e Docente no PPGEDU/UCS. Professora na RME de Caxias do Sul. Coordenadora do Observatório de Educação da UCS e do Projeto NEPSO no Polo Rio Grande do Sul.
Guillermo Williamson, Universidad de La Frontera

Mestre em Educação pela PUC/Chile. Doutor em Educação pela UNICAMP. Diretor do Mestrado em Desenvolvimento Humano Local e Regional e Professor Associado da Universidad de La Frontera, Temuco, Chile. Coordenador do Projeto NEPSO no Polo Chile. Co-investigador do Programa de Cooperação Interuniversitária entre Espanha e Iberoamérica.


Publicado
2013-05-28
Cómo citar
Stecanela, N., & Williamson, G. (2013). <b>A educação básica e a pesquisa em sala de aula</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20649. Acta Scientiarum. Education, 35(2), 283-292. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20649
Sección
Ensino e Aprendizagem