<b>A educação básica e a pesquisa em sala de aula</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20649
Resumo
O texto procura tecer relações entre os desafios da Educação Básica, especialmente aqueles relacionados à escola contemporânea, e os desafios de educar pela pesquisa, valendo-se de reflexões teóricas sobre o uso da pesquisa em sala de aula como princípio educativo. Os argumentos são construídos com base na análise de aspectos associados à gênese da crise da educação e da escola. Centra atenção na importância da prática reflexiva do professor e na sua constituição como professor pesquisador para a efetivação do jogo de linguagens que a pesquisa em aula oportuniza, considerando também o diálogo freireano. Faz destaque às metodologias de ensino ativas que procuram enfrentar o hiato comunicativo entre as culturas da escola e as culturas da infância e da juventude, entrelaçadas com os dilemas da vida cotidiana e com os saberes de experiência feitos.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.