<b>Escola nova, educação e democracia: o projeto Francisco Campos para a escola em Minas Gerais</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v34i2.17421
Resumo
Neste artigo são pontuadas as principais características da Reforma Francisco Campos de 1927/28, tendo no horizonte discutir como foram incorporados na reforma os princípios do movimento escolanovista, então visto como parte da reestruturação na educação no estado de Minas Gerais e no Brasil. Por outro lado, também era objetivo da Reforma difundir a escola primária em Minas, bem como visualizar e possibilitar o controle social, fundamental à formação da ‘cidadania controlada’, ou seja, dentro do ideário das elites republicanas do estado. Portanto, compreender o significado da reforma é entender o sentido da organização das escolas em Minas Gerais já no final da República, pois a ‘missão’ dessas instituições era criar/recriar novos sujeitos para o contexto social urbano, principalmente no âmbito da escola primária, portadora de novos conteúdos, métodos de ensino e práticas pedagógicas.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.