<b>'O nosso progresso caminha pelos pés das nossas crianças sadias e instruídas!’: representações sobre infância, educação e sociedade em Guarapuava (1930-1960)</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v35i1.18220

  • Carlos Herold Junior Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Edaniele Cristine Batista Machado Universidade Estadual do Centro Oeste
Palavras-chave: história da educação, educação infantil guarapuavana, Paraná

Resumo

Este trabalho analisará as representações sobre a infância e a educação em Guarapuava-PR no período de 1930 a 1960. Baseados em jornais publicados na cidade durante o período, dividimos as reflexões em duas partes: 1) na primeira parte, estudamos as questões que foram levantadas em torno da criança e que tocavam a vida cotidiana das famílias; 2) depois, investigamos as representações diretamente ligadas à educação escolar que essa atenção à criança proporcionou às diferentes maneiras com que os redatores/leitores dos jornais analisavam seu próprio contexto educacional. Como conclusão, pudemos enxergar a relevância da infância no modo como as transformações sociais da cidade foram entendidas por homens e mulheres que pensavam os limites e as possibilidades da educação então existente.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Herold Junior, Universidade Estadual do Centro Oeste
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2006). Professor do departamento de pedagogia da Unicentro, Guarapuava-PR.
Edaniele Cristine Batista Machado, Universidade Estadual do Centro Oeste
Graduada em Pedagogia na UNICENTRO, Guarapuava-PR.
Publicado
2012-11-26
Como Citar
Herold Junior, C., & Machado, E. C. B. (2012). <b>’O nosso progresso caminha pelos pés das nossas crianças sadias e instruídas!’: representações sobre infância, educação e sociedade em Guarapuava (1930-1960)</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v35i1.18220. Acta Scientiarum. Education, 35(1), 57-67. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i1.18220
Seção
História da Educação