<b> A construção de um diálogo intercultural com indígenas por meio da pesquisa-ação não convencional </b> - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.21295

  • Ruth Pavan Universidade Católica Dom Bosco
  • Maria Cristina Lima Paniago Lopes Universidade Católica Dom Bosco
  • José Licínio Backes Universidade Católica Dom Bosco
Palavras-chave: interculturalidade, povos indígenas, pesquisa-ação na educação

Resumo

O artigo tem sua gênese na experiência dos autores, que convivem há mais de oito anos com acadêmicos indígenas, tanto nos cursos de graduação, quanto nos cursos de pós-graduação stricto sensu e nos resultados de pesquisas relacionadas com os povos indígenas efetuadas pelos autores. A metodologia aproxima-se da pesquisa-ação, entendida como um método importante de diálogo, troca e produção de conhecimentos decoloniais. Mais do que trazer o que supostamente possamos ter ensinado para os acadêmicos indígenas, o artigo traz algumas lições que estamos aprendendo e nos constituindo como educadores/pesquisadores, entre as quais destacamos: a) a afirmação da identidade produz/reforça a luta contra a desigualdade econômica; b) é preciso sempre colocar em xeque as teorias e ressignificá-las; c) a comunidade ética indígena resiste ao avanço da sociedade individualista neoliberal. Concluímos que com a convivência e a realização de pesquisas com indígenas, estamos aprendendo os caminhos para uma pedagogia e uma epistemologia decolonial e intercultural.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco
Ruth Pavan é graduada em Pedagogia. É Mestre e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é membro do quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente, exercendo atividades de pesquisa, orientação de mestrado e doutorado e ensino.
Maria Cristina Lima Paniago Lopes, Universidade Católica Dom Bosco
Maria Cristina Lima Paniago Lopes é graduada em Letras. É mestre e Doutora em Lingüística Aplicada e Estudos de Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de SP (PUC-SP). Atualmente é membro do quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco ( UCDB), na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente, exercendo atividades de pesquisa e ensino. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Educacional e EAD (GETED).
José Licínio Backes, Universidade Católica Dom Bosco

JoséLicínioBackeségraduadoemFilosofia.ÉMestreeDoutoremEducaçãopelaUniversidadedoVale do Rio dosSinos(UNISINOS).AtualmenteémembrodoquadropermanentededocentesdoProgramadePós-GraduaçãoemEducação – MestradoeDoutorado,daUniversidadeCatólicaDomBosco(UCDB),naLinhadePesquisaDiversidadeCulturaleEducaçãoIndígena,exercendoatividadesdepesquisa,orientaçãodemestradoedoutoradoeensino.ÉmembrodoComitêCientíficodaAssociaçãoNacionaldePós-GraduaçãoePesquisaemEducação(ANPED).ÉBolsistaProdutividade – CNPq.

 

Publicado
2014-02-20
Como Citar
Pavan, R., Lopes, M. C. L. P., & Backes, J. L. (2014). <b> A construção de um diálogo intercultural com indígenas por meio da pesquisa-ação não convencional </b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.21295. Acta Scientiarum. Education, 36(1), 163-173. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i1.21295
Seção
Ensino e Aprendizagem