<b> Consciência histórica e representações: aproximações e afastamentos teóricos sobre a narrativa histórica e sua instrumentalização </b> - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.21447

  • Eudes Fernando Leite Universidade Federal da Grande Dourados
  • Tiago Alinor Hoissa Benfica Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: consciência histórica, representações, ensino de História

Resumo

Este texto busca apresentar nossos entendimentos sobre os elementos da esfera conceitual que atribui sentidos aos conceitos de consciência histórica e representações. Comparamos as trajetórias desses conceitos ao apontar para as correntes do campo histórico. O conceito de consciência histórica foi observado, sobretudo, nas contribuições de Jörn Rüsen, e o de representações aparece principalmente nas discussões teóricas de Roger Chartier. A comparação entre ambos é estimulada por alguns argumentos de Friedrich Nietzsche, através de suas críticas à ideia de consciência. Por fim, tentamos articular uma breve argumentação sobre a adesão à categoria consciência histórica nos debates da área de ensino de História, no Brasil, a partir do ano 2000.

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Biografia do Autor

Eudes Fernando Leite, Universidade Federal da Grande Dourados
Doutor em História pela UNESP/Assis. Professor na Graduação e na Pós-Graduação em História na UFGD.
Publicado
2014-02-20
Como Citar
Leite, E. F., & Benfica, T. A. H. (2014). <b> Consciência histórica e representações: aproximações e afastamentos teóricos sobre a narrativa histórica e sua instrumentalização </b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.21447. Acta Scientiarum. Education, 36(1), 75-86. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i1.21447
Seção
História da Educação