<b> A educação física tradicional sofre, mas ainda vive </b> - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.21583

  • Jarbas Gomes Remonte Universidade Nove de Julho
Palavras-chave: educação física tradicional, história, pedagogia

Resumo

Esportivista, militarista, disciplinadora, acrítica... são vários os adjetivos utilizados para qualificar negativamente a Educação Física tradicional. Isso provocou um interesse imediato em verificar se tais críticas são procedentes e realizar uma breve discussão sobre possibilidades de utilização de elementos ditos tradicionais na atual Educação Física escolar. Para tanto, buscamos em pesquisadores da História da Educação Física brasileira referências à Educação Física tradicional que justifiquem aquelas críticas. Em seguida, recorremos à Didática para conceituar a Pedagogia tradicional e aplicar esse conceito à Educação Física, de modo que ela possa ser denominada também de tradicional. Num terceiro passo, analisamos algumas críticas a esse tradicionalismo na tentativa de verificar se são procedentes. Concluímos que, se algumas o são, outras apresentam equívocos. Entendemos que há uma confusão conceitual importante quando se falaem Educação Físicatradicional. Por fim, sugerimos que a Educação Física tradicional ainda tenha espaço no quadro atual da Educação Física escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jarbas Gomes Remonte, Universidade Nove de Julho
Docente da UNINOVE no curso de Licenciatura em Educação Física - Depto. de Educação - Área de pesquisa: Educação Física Escolar; Comunicação e Linguagem Corporal.
Publicado
2014-02-20
Como Citar
Remonte, J. G. (2014). <b> A educação física tradicional sofre, mas ainda vive </b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.21583. Acta Scientiarum. Education, 36(1), 143-149. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i1.21583
Seção
Políticas Públicas e Gestão