<b> A educação física tradicional sofre, mas ainda vive </b> - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.21583

  • Jarbas Gomes Remonte Universidade Nove de Julho

Resumen

Esportivista, militarista, disciplinadora, acrítica... são vários os adjetivos utilizados para qualificar negativamente a Educação Física tradicional. Isso provocou um interesse imediato em verificar se tais críticas são procedentes e realizar uma breve discussão sobre possibilidades de utilização de elementos ditos tradicionais na atual Educação Física escolar. Para tanto, buscamos em pesquisadores da História da Educação Física brasileira referências à Educação Física tradicional que justifiquem aquelas críticas. Em seguida, recorremos à Didática para conceituar a Pedagogia tradicional e aplicar esse conceito à Educação Física, de modo que ela possa ser denominada também de tradicional. Num terceiro passo, analisamos algumas críticas a esse tradicionalismo na tentativa de verificar se são procedentes. Concluímos que, se algumas o são, outras apresentam equívocos. Entendemos que há uma confusão conceitual importante quando se falaem Educação Físicatradicional. Por fim, sugerimos que a Educação Física tradicional ainda tenha espaço no quadro atual da Educação Física escolar.

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Biografía del autor/a

Jarbas Gomes Remonte, Universidade Nove de Julho
Docente da UNINOVE no curso de Licenciatura em Educação Física - Depto. de Educação - Área de pesquisa: Educação Física Escolar; Comunicação e Linguagem Corporal.
Publicado
2014-02-20
Cómo citar
Remonte, J. G. (2014). <b> A educação física tradicional sofre, mas ainda vive </b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.21583. Acta Scientiarum. Education, 36(1), 143-149. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i1.21583
Sección
Políticas Públicas e Gestão