<b>Imprensa pedagógica e o fazer historiográfico: o caso da Revista do Ensino (1929 – 1930)
Resumo
Este artigo foi escrito com o objetivo de operar materialmente com a ideia de que a problematização deve ser o ponto focal de todo o fazer historiográfico, da escrita da História, em específico da História da Educação. Intentou-se contribuir com a produção já existente no campo da História da Educação que utiliza os impressos pedagógicos como fontes privilegiadas, aqui tomadas à análise para responder de maneira complexa às perguntas: O que se pode fazer, em termos historiográficos, com uma fonte? Como se elege uma fonte? Quais possibilidades de adentrar os meandros que envolvem as tensões geradas no campo educacional ela pode revelar? Por que descrever a fonte? Qual relevância este procedimento apresenta para a operação historiográfica em particular, na operação realizada com a imprensa especializada em educação e ensino? A busca por respostas aos questionamentos suscitou reflexões afetas ao campo metodológico do fazer historiográfico da educação, trazê-las ao público é partilhar resultados provindos do risco de aceitar evidenciar, por meio de produção própria, resultados da operação historiográfica realizada com a Revista do Ensino de Minas Gerais, mais especificamente com a seção ‘nossos concursos’, com a premissa de que as fontes não falam por si e não existem a priori da sua eleição, como tal, pelo pesquisador.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.