<b>A utilização de documentários enquanto organizadores prévios no ensino de geometria não Euclidiana em sala de aula

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Tecnológica Federal de Paraná
  • Elcio Schuhmacher Universidade Tecnológica Federal de Paraná,
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal de Paraná
Palavras-chave: filmes documentaries, organizador prévio, ensino de matemática, geometria não Euclidiana

Resumo

A partir das experiências vivenciadas em sala de aula na apresentação de conteúdos de Geometria não Euclidiana, verificou-se o forte potencial de alguns documentários para a promoção do debate e reflexão desse tema. Os documentários caracterizam-se como recursos para a elevação do pensamento crítico e postura cidadã das pessoas e para a promoção de discussões/reflexões, entre professores e estudantes, culminando em possíveis mudanças escolares. A proposta deste artigo é apresentar alguns documentários e suas características de organizadores prévios no ensino de Geometria não Euclidiana enquanto subsídio para auxiliar professores de Matemática que pretendem apresentar esse campo da Geometria em suas aulas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderley Pivatto Brum, Universidade Tecnológica Federal de Paraná
Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Elcio Schuhmacher, Universidade Tecnológica Federal de Paraná,
Doutor em Química pela UFSC (SC). Professor permanente do quadro do docente (PPGECIM)
Publicado
2016-01-01
Como Citar
Brum, W. P., Schuhmacher, E., & Silva, S. de C. R. da. (2016). <b&gt;A utilização de documentários enquanto organizadores prévios no ensino de geometria não Euclidiana em sala de aula. Acta Scientiarum. Education, 38(1), 43-49. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i1.23293
Seção
História da Educação