<b>Análise da percepção do docente virtual no ensino de música pela educação a distância
Resumo
Este artigo apresenta uma investigação da percepção de docentes de música sobre a Educação Musical na modalidade a distância. Usando a percepção musical como analogia, o artigo aborda a percepção de docentes virtuais das particularidades de Educação Musical a distância, considerando suas interações com alunos, tutores virtuais e material didático. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa. Os métodos empregados para a coleta dos dados foram questionários on-line e entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos investigados foram professores do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos e os dados foram analisados sob um referencial teórico que aborda Educação a Distância (EaD), Formação de Professores e Educação Musical. Os dados mostraram que os docentes se percebem como gestores das disciplinas, cabendo aos tutores virtuais a maior parte da interação comalunos. Os docentes investem muito mais energia no planejamento de suas disciplinas que em suas ofertas. Muitos percebem o aluno como uma figura central do processo de ensino-aprendizagem, mas acreditam que a interação entre todos os envolvidosno processo é fator crucial em EaD. Os docentes percebem que a diferença de perfil dos alunosde cursos a distância em relação ao perfil discente de cursos presenciais influencia suas estratégias pedagógicas.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.