<b>Inserção e desenvolvimento profissional de docentes universitários iniciantes: necessidade de espaços de discussão pedagógica
Resumo
Este texto é decorrente de uma pesquisa que investigou vinte e oito docentes universitários iniciantes, em quatro universidades do sul do Brasil, a fim de apreender suas compreensões sobre espaços para discussões pedagógicas como possibilidade de apoio para o desenvolvimento de suas práticas. A pesquisa partiu do entendimento que os professores, ao iniciarem a docência, precisam inserir-se na cultura universitária e encontrar apoio pedagógico para desenvolver suas aulas, pois, em geral, são recém-doutores, cumprem com a titulação requerida para o ingresso na carreira, porém possuem pouca ou nenhuma preparação pedagógica. A entrevista semiestruturada foi utilizada como procedimento investigativo com questões que procuraram dar conta de conhecer, dentre outros aspectos, desafios, dificuldades e possibilidades de apoio pedagógico apontados pelos docentes quando ingressam na carreira. Os dados de natureza qualitativa compõem o corpo das informações utilizadas na análise. Estudos de Garcia (1999, 2009b), Vaillant e Garcia (2012) dentre outros, sustentam o trabalho. Os resultados mostraram que tanto a formação pedagógica como o desenvolvimento profissional dos professores universitários, desenvolvidos através dos espaços pedagógicos, são bem vindos e requerem uma política global da universidade que valorize as funções docentes como fundamentais para alcançar a qualidade do ensino.
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