<b>Cenário da pesquisa e da produção intelectual na área de didática na região sul do Brasil
Resumo
Este texto foi elaborado a partir de resultados de pesquisa realizada entre 2010 e 2012. Objetivou-se compreender o estado da pesquisa e da produção intelectual na área da Didática na região Sul do Brasil. Utilizou-se a metodologia de análise documental, mediante o trabalho com documentos disponíveis on-line. Trabalhou-se com 9 Programas de Pós-graduação em Educação, 12 linhas de pesquisa, 115 professores, 244 projetos de pesquisa e 1730 publicações. Concluiu-se que se pesquisa e se publica muito no campo investigativo da Didática e sobre a dimensão dos fundamentos dessa ciência, mas muito pouco sobre os campos disciplinar e profissional e sobre as dimensões das condições e os modos da Didática. Ressalta-se que somente uma prática transformadora pode ajudar a mudar a realidade da escola, a qualidade da formação dos professores, a aprendizagem e o desenvolvimento mental dos alunos.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.