<b>Imagens nos livros didáticos de matemática: Georg Augusto Büchler e Karl Sölter

  • Circe Mary Silva da Silva Universidade de São Paulo
Palavras-chave: aritmética, imagem, ensino intuitivo, livro didático

Resumo

 Este artigo aborda, numa perspectiva da história cultural, a utilização de imagens em livros didáticos de matemática escritos por George Augusto Büchler e Karl Sölter. A primeira obra, de autoria de Büchler, foi escrita em 1919 e visava ao público escolar de grupos escolares e escolas alemã-brasileiras; a segunda, de Sölter, foi editada em 1932 e era destinada ao ensino primário. A inserção das imagens nos dois livros examinados (os quais foram produzidos com base no método intuitivo) teve, segundo nosso entendimento, intenção didática, embora não exclusivamente, já que algumas imagens são de cunho ideológico. Ambos os autores incluíram imagens em suas obras, tornando-as mais atrativas aos olhos infantis e distanciando-as da abstração tão criticada por Pestalozzi. Quanto aos conteúdos matemáticos nelas apresentados, estes estão centrados nas noções elementares da aritmética, numa conexão estreita entre a vida infantil e a vida escolar da criança.

 

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Biografia do Autor

Circe Mary Silva da Silva, Universidade de São Paulo
Professora do Centro de Educação e do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo
Publicado
2017-01-01
Como Citar
Silva, C. M. S. da. (2017). <b&gt;Imagens nos livros didáticos de matemática: Georg Augusto Büchler e Karl Sölter. Acta Scientiarum. Education, 39(1), 55-65. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i1.28468
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas