<b>Um projeto político via instrução: 100 anos da Carta Pastoral de D. Leme

  • Marco Aurélio Corrêa Martins Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Palavras-chave: igreja e educação, história da educação, Primeira República, educação e instrução.

Resumo

A releitura da centenária Carta Pastoral de saudação de D. Leme aos seus diocesanos na arquidiocese de Olinda, em 1916,permite compreender, a partir de aspectos históricos e historiográficos, a composição entre ultramontanismo e tradicionalismo no texto de forte viés político, no qual o arcebispo pretendia um projeto de instrução religiosa sobre o povo católico. A análise situa alguns aspectos do texto nas questões educacionais e ideológicas do período de sua produção, destacando a separação entre educação e instrução havida no texto. O referencial teórico no conceito de temporalidade de Paul Ricoeur, além dos fundamentos da filosofia da história desse autor, por sua vinculação fenomenológica, permitiu uma compreensão específica das propostas do arcebispo. Tratou-se de um estudo bibliográfico no qual a Carta Pastoral é um documento e um vestígio daquele tempo, estudada com algumas encíclicas papais, também tratadas documentalmente.

 

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Biografia do Autor

Marco Aurélio Corrêa Martins, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Professor Adjunto no Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Ciências Humanas da UNIRIO.

Leciona História da Educação e Filosofia da Educação.

Mestrado e Doutrado em Educação pela UFJF

Graduado em Pedagogia e Filosofia

Publicado
2017-05-22
Como Citar
Martins, M. A. C. (2017). <b&gt;Um projeto político via instrução: 100 anos da Carta Pastoral de D. Leme. Acta Scientiarum. Education, 39(3), 289-300. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i3.29013
Seção
História da Educação