<b>(Des)caminhos na condução do professor que ensina matemática nos anos iniciais a partir do PNAIC
Resumo
O artigo problematiza a constituição da docência para ensinar matemática nos anos iniciais, a partir de uma política de governo, o Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para as discussões teóricas, tomam-se os estudos foucaultianos, principalmente os conceitos de discurso, jogos de verdade e governo (condução das condutas). O material considerado constitui-se dos Cadernos de Alfabetização Matemática do PNAIC, abrangendo o Caderno 1 – Organização do Trabalho Pedagógico. A partir desse material, os seguintes grupos de análise foram evidenciados: ‘encaminhamentos ao professor na orientação dos alunos, das atividades de sala de aula e dos registros’; ‘orientações pedagógicas a partir das experiências dos alunos’; e ‘consideração das brincadeiras, do brincar e do uso do material manipulável para ensinar matemática’. Ao se examinarem as orientações/prescrições propostas no caderno do PNAIC, pontua-se que, como tantos outros manuais da ‘boa formação’, reafirmam dizeres e fazeres que o professor que ensina matemática deveria seguir para atingir seus objetivos.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.