<b>(Des)caminhos na condução do professor que ensina matemática nos anos iniciais a partir do PNAIC

  • Marta Cristina Cezar Pozzobon Universidade Federal do Pampa
  • Cláudio José Oliveira Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Cátia Maria Nehring Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: professor dos anos iniciais, docência, ensino de matemática, PNAIC.

Resumo

O artigo problematiza a constituição da docência para ensinar matemática nos anos iniciais, a partir de uma política de governo, o Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para as discussões teóricas, tomam-se os estudos foucaultianos, principalmente os conceitos de discurso, jogos de verdade e governo (condução das condutas). O material considerado constitui-se dos Cadernos de Alfabetização Matemática do PNAIC, abrangendo o Caderno 1 – Organização do Trabalho Pedagógico. A partir desse material, os seguintes grupos de análise foram evidenciados: ‘encaminhamentos ao professor na orientação dos alunos, das atividades de sala de aula e dos registros’; ‘orientações pedagógicas a partir das experiências dos alunos’; e ‘consideração das brincadeiras, do brincar e do uso do material manipulável para ensinar matemática’. Ao se examinarem as orientações/prescrições propostas no caderno do PNAIC, pontua-se que, como tantos outros manuais da ‘boa formação’, reafirmam dizeres e fazeres que o professor que ensina matemática deveria seguir para atingir seus objetivos.

 

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Biografia do Autor

Marta Cristina Cezar Pozzobon, Universidade Federal do Pampa
Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, Curso de Pedagogia.
Publicado
2017-11-24
Como Citar
Pozzobon, M. C. C., Oliveira, C. J., & Nehring, C. M. (2017). <b&gt;(Des)caminhos na condução do professor que ensina matemática nos anos iniciais a partir do PNAIC. Acta Scientiarum. Education, 39, 515-522. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i0.29186
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas