<b>Raça e gênero na educação básica: pesquisando ‘com’ crianças

  • Bianca Salazar Guizzo Universidade Luterana do Brasil
  • Maria Angélica Zubaran Universidade Luterana do Brasil
  • Dinah Quesada Beck Universidade Federal do Rio Grande
Palavras-chave: estudos culturais, educação básica, representações estereotipadas, raça, gênero.

Resumo

 

Os principais objetivos deste artigo são discutir e problematizar como determinadas representações étnico-raciais e de gênero são construídas e reiteradas cotidianamente no ambiente da educação básica. Esta análise se vincula às teorizações produzidas pelos Estudos Culturais em Educação, a partir de situações cotidianas no ambiente escolar e de excertos de entrevistas aplicadas, ao longo de um ano de trabalho de campo, com crianças da educação infantil de uma escola pública municipal e com crianças do ensino fundamental de uma escola privada, ambas localizadas no Rio Grande do Sul. Os resultados da pesquisa apontam que, desde a infância, alunos (as) da educação básica incorporam e disseminam representações ‘estereotipadas’ relativas aos pertencimentos étnico-raciais e de gênero. De modo particular, foi possível observar que os sujeitos que não se enquadravam em características fenotípicas consideradas ideais eram representados negativamente e discriminados. No entanto, o estudo mostrou também a importância de pedagogias que questionam e deslocam as representações de raça e de gênero dominantes, a partir da perspectiva de uma educação antirracista.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Salazar Guizzo, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Luterana do Brasil.

Maria Angélica Zubaran, Universidade Luterana do Brasil

Doutorado em História (State University of New York, 1998) e Pós-doutorado pelo Birkbeck College, Londres (2004-2005). Desde 1999 é professora no curso de História e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Luterana do Brasil. 

Dinah Quesada Beck, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora do Instituto de Educação da FURG e do Programa de Pós-Graduação em Educação. 

Publicado
2017-11-24
Como Citar
Guizzo, B. S., Zubaran, M. A., & Beck, D. Q. (2017). <b&gt;Raça e gênero na educação básica: pesquisando ‘com’ crianças. Acta Scientiarum. Education, 39, 523-531. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i0.29311
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas