<b>Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e a questão que envolve a melhoria da qualidade da educação básica
Resumo
Objetivamos neste artigo discutir os impactos do Pibid na melhoria da qualidade da educação básica, sob a ótica daqueles que o compõem. Trata-se de uma das categorias de análise discutidas em uma pesquisa mais ampla, de abordagem qualitativa e que teve na análise documental e na entrevista semiestruturada os principais instrumentos de construção e análise dos dados. As entrevistas aqui analisadas foram realizadas com seis coordenadores, sete professores supervisores, quatro professores colaboradores e 48 alunos bolsistas de quatro subprojetos do Pibid de uma universidade federal brasileira no segundo semestre de 2013. Os resultados mostram que o Pibid, apesar de favorecer a realização de novas e diferentes atividades nas escolas a ele vinculadas, não tem condições de contribuir, por si só, para a melhoria da qualidade da educação básica. Isso ocorre pelo fato de que um programa, de maneira isolada, não tem condições de, sozinho, modificar a realidade educacional brasileira.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.