<b>Educação e liberdade: a formação do <i>habitus</i> enquanto elemento crítico fundamental à teoria da emancipação

  • Adreana Dulcina Platt Universidade Estadual de Londrina
  • Delamar José Volpato Dutra Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: habitus, teoria da emancipação, educação.

Resumo

O estudo verifica a caminhada cumulativa do sujeito submetido originalmente ao estado da natureza (hominização) para a condição de ‘ser humano’ constituído por elementos da complexidade instrumental e cognitiva (humanização). A educação se torna o eixo de constituição da hominização para a humanização, por meio dos pressupostos de incorporação do habitus de uma natureza humana. Por meio da Teoria Materialista histórica, descreveremos o habitus enquanto o exercício de práticas reiteradas e incorporadas na formação do sujeito, constituindo-se em uma ‘segunda natureza’. Pela Teoria da Emancipação, descrita em Kant e Horkheimer e Adorno, verificaremos o status de libertação dos sujeitos pela incorporação de uma prática inscrita primariamente no mundo da razão (ética e estética) ou pela ação educacional negativa.

 

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Biografia do Autor

Adreana Dulcina Platt, Universidade Estadual de Londrina

Profa. Associada do Departamento de Educação

Área de política educacional

Delamar José Volpato Dutra, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Associado do Departamento de Filosofia

Pós doc em Filosofia

Publicado
2017-11-24
Como Citar
Platt, A. D., & Dutra, D. J. V. (2017). <b>Educação e liberdade: a formação do <i>habitus</i&gt; enquanto elemento crítico fundamental à teoria da emancipação. Acta Scientiarum. Education, 39, 505-513. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i0.29849
Seção
História e Filosofia da Educação