<b>Progressão do conhecimento histórico entre o ensino fundamental e o ensino médio: um olhar sobre o livro didático

  • Flávia Eloisa Caimi Universidade de Passo Fundo
  • Sandra Regina Ferreira de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: ensino de história, temporalidade histórica, conhecimento histórico.

Resumo

 

O presente estudo aborda o tema da progressão do conhecimento histórico, circunscrevendo-o ao âmbito da transição do ensino fundamental para o ensino médio. Entende-se que a integração dos três níveis de escolarização em uma mesma etapa da educação básica exige que se evoquem critérios de progressão. Com base nesse pressuposto, faz-se uma análise comparada entre oito coleções didáticas de História, com o propósito de investigar as estratégias mobilizadas para garantir a progressão do conhecimento histórico. O foco da análise recai sobre o tema da construção da temporalidade histórica, em virtude da centralidade de tal noção nos processos de ensinar e aprender História. A exposição se organiza em três seções, iniciando com uma breve discussão sobre as características gerais das transições educativas, seguindo com uma revisão da literatura acerca do tema da progressão do conhecimento histórico e finalizando com a abordagem analítica sobre o corpus selecionado. Os resultados preliminares apontam que as obras didáticas tratam a temporalidade histórica predominantemente a partir do tempo físico, repetindo, no ensino médio, praticamente a mesma abordagem desenvolvida no ensino fundamental, o que evidencia limitada preocupação com a progressão e a complexificação do domínio das noções temporais entre os dois segmentos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Eloisa Caimi, Universidade de Passo Fundo
Professora de Prática de Ensino e Estágios na Licenciatura em História e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, da Universidade de Passo Fundo/RS. É graduada em História, mestre em Educação pela UPF/RS e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO-Argentina). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação-GESPE.
Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina
Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina/PR, lotada no Centro de Educação Comunicação e Artes. Graduada em História, mestre e doutora em Educação (Unicamp). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO-Argentina).  É líder do Grupo de Pesquisa História e Ensino de História.
Publicado
2017-11-24
Como Citar
Caimi, F. E., & Oliveira, S. R. F. de. (2017). <b&gt;Progressão do conhecimento histórico entre o ensino fundamental e o ensino médio: um olhar sobre o livro didático. Acta Scientiarum. Education, 39, 483-495. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i0.29864
Seção
História e Filosofia da Educação